Encontro faz parte da estratégia de gestão para resultados e monitoramento sistemÔtico da Saúde
A Secretaria de Saúde (SES-DF) realizou, nesta segunda-feira (28), reunião de abertura do ciclo de monitoramento e avaliação do Plano Distrital de Saúde (PDS) 2024-2027 e da Programação Anual de Saúde (PAS) 2025. Os planos são instrumentos centrais e balizadores do planejamento, monitoramento e avaliação dos projetos, programas, iniciativas e ações estratégicas da pasta. O encontro ocorreu no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) e é parte da estratégia de gestão para resultados e monitoramento sistemÔtico da Saúde.
āA legislação do SUS define a necessidade de monitoramento quadrimestral e anual dos indicadores do PDS e aƧƵes da PAS. SĆ£o vĆ”rias Ć”reas tĆ©cnicas que preenchem esses indicadores e aƧƵes, para subsidiar a elaboração dos relatórios. O objetivo da reuniĆ£o Ć© orientar essas Ć”reas sobre a forma adequada de preenchimento dos resultados e anĆ”lises, alĆ©m de reforƧar sobre a importĆ¢ncia de envio das informaƧƵes nos prazos. Preenchendo adequadamente, podemos dar um retorno apropriado Ć sociedade sobre o alcance do que foi planejado, alĆ©m de possibilitar identificar a necessidade de redirecionamentos para os anos seguintesā, aponta Rafaela Monteiro, gerente de Monitoramento e Avaliação dos Instrumentos e Planejamento (Gemap) da Subsecretaria de Planejamento em SaĆŗde (Suplans) da SES-DF.
O encontro contou com participação de profissionais de diferentes Ć”reas tĆ©cnicas da SES-DF, como a Subsecretaria de VigilĆ¢ncia Ć SaĆŗde (SVS), Subsecretaria de Atenção Integral Ć SaĆŗde (Sais), Subsecretaria de GestĆ£o de Pessoas (Sugep), Subsecretaria de LogĆstica em SaĆŗde (Sulog), Subsecretaria de Compras e ContrataƧƵes (Sucomp) e da Assessoria de Comunicação (Ascom), alĆ©m de representantes da Fundação de Ensino e Pesquisa em CiĆŖncias da SaĆŗde (FEPECS) e da Fundação Hemocentro de BrasĆlia (FHB).
āEventos como este reforƧam a importĆ¢ncia do monitoramento e a necessidade de fortalecer a atuação da Diretoria de Monitoramento, Avaliação e Custos em SaĆŗde (Dimoas), recentemente criada para inovar e qualificar a gestĆ£o pĆŗblica em saĆŗde no DFā, destaca o subsecretĆ”rio de Planejamento em SaĆŗde da SES-DF, Rodrigo Vidal.
Guilherme Mota, diretor da Dimoas, ressaltou a importĆ¢ncia de instrumentalizar os gestores das subsecretarias sobre o processo de alimentação das informaƧƵes dos indicadores pactuados no Plano Distrital de SaĆŗde. āFalamos sobre prazos, cronogramas, divulgamos painĆ©is que as Ć”reas podem utilizar para tomar melhores decisƵes no dia a dia e sobre a uniformização dos dados que tĆŖm alcance para a sociedade, alĆ©m de ser prestação de contas para a CĆ¢mara Legislativa do DF e para o Conselho de SaĆŗdeā.
O evento tambĆ©m teve apresentação do Centro de InteligĆŖncia EstratĆ©gica para a GestĆ£o do Sistema Ćnico de SaĆŗde (Cieges-DF), plataforma que centraliza dados e disponibiliza painĆ©is com informaƧƵes estratĆ©gicas.
O assessor da Diretoria de Atenção SecundĆ”ria e Integração de ServiƧos (Dasis) da SES-DF, Geandro Dantas, apontou que o debate permite que as Ć”reas discutam o melhor modo de alcanƧar os objetivos estratĆ©gicos. āA SES dĆ” um passo a mais nessa maturidade. Toda vez que nos reunimos e discutimos o alcance desses objetivos, vamos chegar em um momento de excelĆŖncia dado o recorrente esforƧo em sempre promover essas iniciativasā.
Por AgĆŖncia BrasĆlia, com informaƧƵes da Secretaria de SaĆŗde | Edição: Ćgor Silveira