Luis Felipe Moura, Luana Lira, Kawan Figueredo e Anna LĆŗcia Martins conquistaram medalhas no evento em Buenos Aires, Argentina

Quatro esportistas do Distrito Federal se destacaram no Sul-Americano de Esportes AquÔticos, que aconteceu em Buenos Aires, na Argentina, na última quinzena de março.
O quarteto formado por Luis Felipe Moura, Luana Lira, Kawan Figueredo Pereira e Anna LĆŗcia Martins integra a seleção brasileira de saltos ornamentais, que contabiliza nove atletas brasileiros. Kawan e Anna LĆŗcia sĆ£o contemplados pelo Bolsa Atleta, programa da Secretaria de Esporte e Lazer, benefĆcio financeiro que auxilia nas despesas com a modalidade.
No evento, o Brasil se sagrou campeĆ£o no quadro geral de saltos ornamentais. āEu avalio a participação como de excelĆŖncia. Foram cinco medalhas de ouro, sete de prata e duas bronze conquistadas durante a competição. Essa equipe estĆ” em preparação para a Copa do Mundo, que serĆ” o PrĆ©-OlĆmpico e nosso grande foco. Com certeza a atuação deles aqui nos deixa animado para o PrĆ©-OlĆmpico, ainda sabendo que eles possuem uma margem de melhoraā, disse Hugo Parisi, atleta olĆmpico e chefe de equipe dos Saltos Ornamentais, para a Confederação Brasileira de Desportos AquĆ”ticos (CBDA).
Foram cinco medalhas de ouro, sete de prata e duas bronze conquistadas durante a competição
Entre as mulheres, Luana Lira e Anna Lúcia Martins voltaram para o Brasil com seis medalhas na mala. As duas levaram, respectivamente, as duas primeiras posições na prova individual de trampolim de 1 metro; segundo e terceiro lugares no trampolim individual de 3 metros.
E no trampolim sincronizado de 3 metros, Luana Lira fez dupla com Tammy Galera na conquista do ouro, sendo considerada a melhor atleta da competição, mesma condecoração concedida ao brasiliense Luis Felipe Moura.
āAs duas Ćŗltimas semanas de treino antes de viajar para a Copa do Mundo, o PrĆ©-OlĆmpico (em Tóquio, no JapĆ£o), estĆ£o sendo no Rio de Janeiro, Continuamos firme nos treinamento, buscando um bom desempenho na competiçãoā, destaca a paraibana, que viajarĆ” com a equipe em 10 de abril e competirĆ” a partir do dia 20. Luana mudou-se para BrasĆlia, aos 18 anos, dois anos após descobrir sua paixĆ£o dentro do esporte.
CampeĆ£o no trampolim de 3 metros, Luis Felipe Moura tambĆ©m conseguiu o segundo lugar no trampolim de 1 metro, prova que deu Ć Kawan Figueredo a sexta posição. Os dois formaram dupla no trampolim sincronizado de 3 metros, onde garantiram a medalha de bronze. Kawan, que conheceu a modalidade no Centro OlĆmpico e ParalĆmpico do Gama, garantiu o primeiro lugar na plataforma sincronizada e o quarto na plataforma. Em dupla com a colega de equipe Tammy Galera, Felipe ficou com a prata no trampolim sincronizado de 3 metros.
* Com informaƧƵes da Secretaria de Esporte e Lazer