Educação

Seminários abordam temas referentes ao aleitamento materno

Eventos organizados pela Secretaria de Saúde seguem até sexta-feira (23), com ampla programação

 

A Secretaria de Saúde (SES-DF) abriu, nesta segunda-feira (19), uma semana dedicada a diversos aspectos da amamentação. Até sexta (23), o IX Seminário de Aleitamento Materno e o IV de Alimentação Complementar do Distrito Federal lançam luz sobre temas como saúde mental na amamentação, construção de políticas públicas, uso de psicotrópicos durante esse período. Essa programação conjunta é uma iniciativa para chamar a atenção ao Agosto Dourado, mês do aleitamento materno. O DF possui políticas públicas voltadas ao tema que contemplam desde a Atenção Primária à Saúde (APS) até a hospitalar.

Distrito Federal se destaca por iniciativas de apoio à amamentação e pelo serviço ofertado nos bancos de leite | Foto: Tony Winston/Arquivo Agência Saúde-DF

Esse debate é de suma importância, entende a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, que declarou: “Para nós, o apoio à amamentação, fortalecimento e espaços reservados às nossas servidoras demonstram quão valioso e sublime é ato de amamentar. Estamos cuidando do presente e do futuro de nossas crianças. É gratificante ser exemplo para o Brasil e para o mundo. Agradeço às equipes que têm essa pauta prioritária em todas as agendas”.

A relevância social da amamentação foi ponto alto no primeiro dia de debates. “Temos diversas pesquisas que mostram que, se cuidarmos bem da primeira infância, é possível ter uma sociedade mais justa e saudável”, apontou a coordenadora das Políticas de Aleitamento Materno da SES-DF, Mariane Curado Borges. “Muitas vezes olhamos para o peito e para a mulher, mas precisamos mirar no contexto social”, complementou a diretora da Escola de Saúde Pública do DF, Fernanda Ramos Monteiro.

A abertura dos seminários contou com a presença do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), coronel Sandro Gomes; do subsecretário de Políticas para Crianças e Adolescentes da Secretaria de Justiça e Cidadania do DF, Diego Moreno de Assis; da presidente da Sociedade de Pediatria do DF, Renata Seixas; e da coordenadora-geral de Atenção à Saúde das Crianças, Adolescentes e Jovens do Ministério da Saúde, Sônia Isoyama Venâncio.

As inscrições são abertas ao público em geral e podem ser feitas pelo site da Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (EAP-SUS). Confira abaixo a programação de terça (20) a sexta (23), a ser realizada no Auditório do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), Campus da Asa Norte:

Por Agência Brasília, com informações da SES-DF | Edição: Saulo Moreno