Congresso brasileiro realizado em Brasília orienta sobre abordagens técnicas e identificação de sinais de violência e sofrimento psíquico
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) participa, a partir desta quinta-feira (8), do V Congresso Brasileiro de Prevenção do Suicídio da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio, que ocorre no ParlaMundi Centro de Convenções, da Legião da Boa Vontade (LBV). O treinamento busca capacitar policiais civis e militares, bombeiros e servidores da SSP para a realização das abordagens técnicas, atuando como guardiães da vida e interventores durante tentativas de suicídio, tendo como diretrizes a humanização da intervenção e a atuação de forma assertiva e resolutiva, com responsabilidade ética.
O curso será realizado até o próximo sábado e conta com a participação de especialistas nacionais e internacionais que tratam de temas como aspectos legais, abordagem técnica, gerenciamento de emergências envolvendo tentativas de suicídio e as noções fisiopatológicas dos transtornos mentais. A formação visa capacitar profissionais para intervenção baseada em escuta e diálogo em casos de tentativas de suicídio. Participam do congresso 50 servidores das forças de segurança pública que terão acesso a mesas-redondas, minicursos, oficinas, painéis, assembleias e conferências.