Cidadania

Solidariedade Salva: campanha arrecada 7 toneladas de alimentos em um Ășnico fim de semana

NĂșmeros foram alcançados em eventos culturais que movimentaram a cidade na sexta (9) e no sĂĄbado (10); ação social continua junto a outras, como o Agasalho SolidĂĄrio

 

O Ășltimo fim de semana foi repleto de eventos culturais em BrasĂ­lia. Isso significa, tambĂ©m, bons nĂșmeros para a campanha Solidariedade Salva, que propicia descontos em ingressos mediante a doação de alimentos nĂŁo perecĂ­veis, que sĂŁo entregues a pessoas em situação de vulnerabilidade. Em apenas dois dias — na sexta (9) e no sĂĄbado (10) —, a iniciativa arrecadou 7 toneladas de alimentos.

“Cada ingresso solidĂĄrio representa mais do que acesso a um evento — representa um prato de comida na mesa de quem mais precisa”, diz a primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha, idealizadora da campanha Solidariedade Salva | Foto: LĂșcio Bernardo Jr./AgĂȘncia BrasĂ­lia

Na sexta-feira (9) e no såbado (10), foram recebidas 4,56 toneladas no Funn Festival, no Parque da Cidade. Também no såbado (10), dois eventos movimentaram a Arena BRB Mané Garrincha e se converteram em solidariedade: no Festival Rock Popular Brasileiro (RPB), a população doou 1,54 tonelada de alimentos, enquanto no Numanice, da cantora Ludmilla, foram arrecadados 920 kg.

“Cada ingresso solidĂĄrio representa mais do que acesso a um evento — representa um prato de comida na mesa de quem mais precisa. A solidariedade do nosso povo transforma realidades, e Ă© por meio de gestos como esse que conseguimos alcançar tantas famĂ­lias em situação de vulnerabilidade”, destacou a primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha Rocha, idealizadora da ação.

Coordenada pela Chefia-Executiva de PolĂ­ticas Sociais, a campanha entrou no calendĂĄrio oficial do Distrito Federal apĂłs a publicação do decreto nÂș 46.115/2024, que tambĂ©m oficializa outras iniciativas como Agasalho SolidĂĄrio, Vem Brincar Comigo e Nosso Natal. O Solidariedade Salva busca fortalecer o apoio Ă s pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio da arrecadação de alimentos nĂŁo perecĂ­veis.

A iniciativa alcançou o maior nĂșmero de alimentos arrecadados durante uma partida de futebol, no dia 20 de março, quando a seleção brasileira enfrentou a ColĂŽmbia pelas EliminatĂłrias da Copa do Mundo de 2026 na Arena BRB ManĂ© Garrincha. Foram recolhidas 27,7 mil doaçÔes provenientes dos ingressos de meia-entrada solidĂĄria, bem como de pessoas que decidiram doar mesmo sem a obrigação do ingresso.

SĂł no mĂȘs passado, a iniciativa beneficiou mais de 9,8 mil pessoas, com a distribuição de 2.470 kits, totalizando 24,7 toneladas de alimentos doados. As regiĂ”es administrativas contempladas foram: Sol Nascente/ PĂŽr do Sol, ItapoĂŁ, Riacho Fundo, Riacho Fundo II, CeilĂąndia, Planaltina, Estrutural, Lago Sul, ParanoĂĄ, SĂŁo SebastiĂŁo, Arapoanga, ParanoĂĄ, Plano Piloto, Gama, Santa Maria, Sobradinho e Sobradinho II.

Agasalho SolidĂĄrio

Pontos de coleta da Campanha do Agasalho SolidĂĄrio estĂŁo distribuĂ­dos em locais como o PalĂĄcio e Anexo do Buriti, secretarias e administraçÔes regionais | Foto: Geovana Albuquerque/AgĂȘncia BrasĂ­lia

Com a chegada do inverno, o Governo do Distrito Federal (GDF) lançou, na Ășltima quinta-feira (8), a 6ÂȘ edição da Campanha do Agasalho SolidĂĄrio. TambĂ©m idealizada pela primeira-dama Mayara Noronha Rocha e coordenada pela Chefia-Executiva de PolĂ­ticas Sociais, a ação segue atĂ© 17 de julho de 2025 e busca reforçar o apoio a famĂ­lias em situação de vulnerabilidade social. A meta deste ano Ă© superar a mĂ©dia das ediçÔes anteriores, que arrecadaram cerca de 10 mil itens, cada.

A 6ÂȘ edição da campanha conta com o apoio de empresas, associaçÔes, voluntĂĄrios e a sociedade em geral para ampliar a arrecadação de itens essenciais. EstĂŁo sendo aceitas peças de vestuĂĄrio adulto e infantil, toucas, meias, luvas, calçados e cobertores, todos em boas condiçÔes de uso.

Os pontos de coleta estĂŁo distribuĂ­dos em locais estratĂ©gicos, como o PalĂĄcio e Anexo do Buriti, secretarias, administraçÔes regionais, ĂłrgĂŁos e entidades pĂșblicas. Mais informaçÔes estĂŁo disponĂ­veis nas redes sociais da Chefia-Executiva de PolĂ­ticas Sociais e pelo WhatsApp (61) 99195-4079.

 

Por Fernando JordĂŁo, da AgĂȘncia BrasĂ­lia | Edição: DĂ©bora Cronemberger