Unidade receberĆ” pontos de apoio e sinalizaĆ§Ć£o com inauguraĆ§Ć£o prevista para a Semana do Meio Ambiente
Uma unidade de conservaĆ§Ć£o com trilha modelo. Ć isso que deve se tornar o Parque Distrital das CopaĆbas, localizado no Lago Sul. O Instituto BrasĆlia Ambiental, por meio de sua Unidade de EducaĆ§Ć£o Ambiental (Educ) e de sua SuperintendĆŖncia de Unidades de ConservaĆ§Ć£o, Biodiversidade e Recursos HĆdricos (Sucon), nĆ£o estĆ” medindo esforƧos para concretizar este projeto, que estĆ”Ā sendo desenvolvido com recursos de compensaĆ§Ć£o ambiental.
JĆ” a sinalizaĆ§Ć£o informativa conta com o apoio das associaƧƵes Preserva-26 e Amor-28. A perspectiva Ć© que a inauguraĆ§Ć£o ocorra no inĆcio de junho, na Semana Nacional do Meio Ambiente.Ā O chefe da Educ, Marcus Paredes, conta que as obras no CopaĆbas estĆ£o em estĆ”gio avanƧado.
āEstamos qualificando aquela trilha com oito pontos de apoio, e revitalizando a sinalizaĆ§Ć£o com inclusĆ£o de novas placas. A nova sinalizaĆ§Ć£o serĆ” tanto informativa como educativa. O CopaĆbas serĆ” um parque modelo, e vai inspirar o trabalho que faremos nas outras unidadesā, explica.
A trilha do CopaĆbas tem 4.2 km e nela o caminhante pode encontrar espĆ©cies do cerrado muito bem preservadas, campo e mata de galeria, como tambĆ©m poƧos, nascentes e uma pequena cachoeira, entre outros atrativos. āOs pontos de apoio vĆ£o permitir um descanso para quem a explora e a possibilidade de contemplaĆ§Ć£o da natureza localā, ressalta Paredes.
Em paralelo com a revitalizaĆ§Ć£o da trilha que estĆ” sendo feito no CopaĆbas, a Educ estĆ” buscando recursos para sinalizar as trilhas de mais seis unidades de conservaĆ§Ć£o, que sĆ£o o Parque EcolĆ³gico Veredinha (BrazlĆ¢ndia) e as unidades de conservaĆ§Ć£o integrantes do Programa Parque Educador: TrĆŖs Meninas (Samambaia), Ćguas Claras, Saburo Onoyama (Taguatinga), Sucupira (Planaltina), Riacho Fundo, e o Monumento Natural Dom Bosco (Lago Sul).
Nessas unidades a Educ estĆ” trabalhando, com apoio dos professores do Parque Educador, visitando as trilhas para verificar a existĆŖncia e as condiƧƵes delas. O objetivo Ć© o de receber visitas de estudantes e professores, sendo palco de aulas prĆ”ticas do programa. A equipe aproveita o momento atual, em que a execuĆ§Ć£o do programa estĆ” ocorrendo de forma virtual, devido Ć pandemia, e que, ao mesmo tempo, os parques estĆ£o abertos.
āEstamos mapeando as trilhas existentes, prevendo a instalaĆ§Ć£o de placas educativas, informativas e direcionais para sinalizaĆ§Ć£o delas, de forma a tornĆ”-las ferramentas de utilizaĆ§Ć£o pelos professores para o atendimento aos alunos.ā, explica a analista ambiental, Mariana Ferreira dos Anjos.
Outras melhorias
AlĆ©m dessas iniciativas, que sĆ£o referentes Ć estruturaĆ§Ć£o das trilhas, tambĆ©m estĆ£o previstos para o Parque Distrital das CopaĆbas a implantaĆ§Ć£o de uma guarita de vigilĆ¢ncia com banheiros, um pergolado ao ar livre, um conjunto de lixeiras e um conjunto de bancos com encosto. Estes itens serĆ£o viabilizados com recursos oriundos de compensaĆ§Ć£o ambiental e deverĆ£o ser implementados ao longo deste ano.
* Com informaƧƵes do Instituto BrasĆlia Ambiental