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Parque Das CopaĆ­bas Vai Se Tornar Modelo Para Trilheiros

Unidade receberĆ” pontos de apoio e sinalizaĆ§Ć£o com inauguraĆ§Ć£o prevista para a Semana do Meio Ambiente

Uma unidade de conservaĆ§Ć£o com trilha modelo. Ɖ isso que deve se tornar o Parque Distrital das CopaĆ­bas, localizado no Lago Sul. O Instituto BrasĆ­lia Ambiental, por meio de sua Unidade de EducaĆ§Ć£o Ambiental (Educ) e de sua SuperintendĆŖncia de Unidades de ConservaĆ§Ć£o, Biodiversidade e Recursos HĆ­dricos (Sucon), nĆ£o estĆ” medindo esforƧos para concretizar este projeto, que estĆ”Ā sendo desenvolvido com recursos de compensaĆ§Ć£o ambiental.

JĆ” a sinalizaĆ§Ć£o informativa conta com o apoio das associaƧƵes Preserva-26 e Amor-28. A perspectiva Ć© que a inauguraĆ§Ć£o ocorra no inĆ­cio de junho, na Semana Nacional do Meio Ambiente.Ā O chefe da Educ, Marcus Paredes, conta que as obras no CopaĆ­bas estĆ£o em estĆ”gio avanƧado.

ā€œEstamos qualificando aquela trilha com oito pontos de apoio, e revitalizando a sinalizaĆ§Ć£o com inclusĆ£o de novas placas. A nova sinalizaĆ§Ć£o serĆ” tanto informativa como educativa. O CopaĆ­bas serĆ” um parque modelo, e vai inspirar o trabalho que faremos nas outras unidadesā€, explica.

A trilha do CopaĆ­bas tem 4.2 km e nela o caminhante pode encontrar espĆ©cies do cerrado muito bem preservadas, campo e mata de galeria, como tambĆ©m poƧos, nascentes e uma pequena cachoeira, entre outros atrativosĀ | Foto: DivulgaĆ§Ć£o/Instituto BrasĆ­lia Ambiental

A trilha do CopaĆ­bas tem 4.2 km e nela o caminhante pode encontrar espĆ©cies do cerrado muito bem preservadas, campo e mata de galeria, como tambĆ©m poƧos, nascentes e uma pequena cachoeira, entre outros atrativos. ā€œOs pontos de apoio vĆ£o permitir um descanso para quem a explora e a possibilidade de contemplaĆ§Ć£o da natureza localā€, ressalta Paredes.

Em paralelo com a revitalizaĆ§Ć£o da trilha que estĆ” sendo feito no CopaĆ­bas, a Educ estĆ” buscando recursos para sinalizar as trilhas de mais seis unidades de conservaĆ§Ć£o, que sĆ£o o Parque EcolĆ³gico Veredinha (BrazlĆ¢ndia) e as unidades de conservaĆ§Ć£o integrantes do Programa Parque Educador: TrĆŖs Meninas (Samambaia), Ɓguas Claras, Saburo Onoyama (Taguatinga), Sucupira (Planaltina), Riacho Fundo, e o Monumento Natural Dom Bosco (Lago Sul).

 

 

 

 

 

 

 

Nessas unidades a Educ estĆ” trabalhando, com apoio dos professores do Parque Educador, visitando as trilhas para verificar a existĆŖncia e as condiƧƵes delas. O objetivo Ć© o de receber visitas de estudantes e professores, sendo palco de aulas prĆ”ticas do programa. A equipe aproveita o momento atual, em que a execuĆ§Ć£o do programa estĆ” ocorrendo de forma virtual, devido Ć  pandemia, e que, ao mesmo tempo, os parques estĆ£o abertos.

ā€œEstamos mapeando as trilhas existentes, prevendo a instalaĆ§Ć£o de placas educativas, informativas e direcionais para sinalizaĆ§Ć£o delas, de forma a tornĆ”-las ferramentas de utilizaĆ§Ć£o pelos professores para o atendimento aos alunos.ā€, explica a analista ambiental, Mariana Ferreira dos Anjos.

Outras melhorias

AlĆ©m dessas iniciativas, que sĆ£o referentes Ć  estruturaĆ§Ć£o das trilhas, tambĆ©m estĆ£o previstos para o Parque Distrital das CopaĆ­bas a implantaĆ§Ć£o de uma guarita de vigilĆ¢ncia com banheiros, um pergolado ao ar livre, um conjunto de lixeiras e um conjunto de bancos com encosto. Estes itens serĆ£o viabilizados com recursos oriundos de compensaĆ§Ć£o ambiental e deverĆ£o ser implementados ao longo deste ano.

* Com informaƧƵes do Instituto Brasƭlia Ambiental