Prova objetiva da Escola de SaĂșde PĂșblica (ESP-DF) serĂĄ aplicada em 21 de dezembro
A partir desta segunda-feira (4), estĂŁo abertas as inscriçÔes para os programas de residĂȘncia em ĂĄrea profissional da saĂșde nas modalidades uniprofissional e multiprofissional da Escola de SaĂșde PĂșblica (ESP-DF). Elaborado em conjunto com a Fundação de Ensino e Pesquisa em CiĂȘncias da SaĂșde (Fepecs), o edital prevĂȘ a oferta de 435 vagas divididas em 20 programas de residĂȘncia â quatro uniprofissionais e 16 multiprofissionais.
Reconhecida pelo MEC como uma formação padrĂŁo ouro, a residĂȘncia funciona em diferentes cenĂĄrios de prĂĄtica do SUS, englobando 12 hospitais e toda a atenção primĂĄria do DF. O objetivo do programa Ă© formar especialistas em saĂșde para que possam ser inseridos como futuros trabalhadores do SUS.
Como se trata de uma especialização que oferece ao residente uma visĂŁo prĂĄtica da atuação em saĂșde, o aluno Ă© preparado para atuar na rede pĂșblica de saĂșde e construir soluçÔes positivas para os problemas que poderĂĄ enfrentar. Uma das novidades do edital deste ano Ă© a oferta de vagas do programa de residĂȘncia multiprofissional em neonatologia, que abrange assistĂȘncia ao recĂ©m-nascido atĂ© o 28Âș dia de vida.
RodĂzios
âOs residentes poderĂŁo fazer rodĂzios nos cenĂĄrios do alojamento conjunto, Unidade de Cuidados IntermediĂĄrios Neonatais, Unidade de Terapia Intensiva PediĂĄtrica e ambulatĂłrios de crescimento e desenvolvimento, alĂ©m de contribuir na assistĂȘncia a esses pacientesâ, enumera a coordenadora de cursos de pĂłs-graduação lato sensu e extensĂŁo da ESP-DF, Vanessa Dalva GuimarĂŁes Campos.
O edital traz tambĂ©m uma nova opção de oferta de vaga para o Programa de PrĂĄticas Integrativas em SaĂșde, que tem como foco a prevenção dos agravos, promoção e recuperação, enfatizando a escuta acolhedora, a construção de laços terapĂȘuticos e a conexĂŁo entre ser humano,meio ambiente e sociedade, situando a atenção primĂĄria como principal cenĂĄrio educacional para os residentes.
âAo todo, sĂŁo 12 categorias diferentes contempladasâ, informa Vanessa. âNos Ășltimos anos, foram criadas vagas de residĂȘncia multiprofissional para as ĂĄreas de medicina veterinĂĄria, biologia e educação fĂsica.â
InscriçÔes e fases
As oportunidades nos programas estão organizadas em modalidades uniprofissional e multiprofissional, divididas de acordo com a årea de concentração. Para se candidatar, a pessoa interessada deve escolher o programa desejado e atender aos pré-requisitos exigidos no edital.
Os candidatos passam por duas etapas de avaliação. Na primeira, fazem uma prova objetiva, que é eliminatória e classificatória, seguida de uma anålise curricular, que serve apenas para classificação.
As inscriçÔes estarĂŁo abertas atĂ© 1Âș de dezembro e devem ser realizadas no site do Iades. Para completar a inscrição, Ă© necessĂĄrio efetuar o pagamento da taxa estipulada no edital, de R$ 134. A prova objetiva estĂĄ prevista para 21 de dezembro.