Cerca de 165 estudantes do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio participaram das atividades nessa quinta-feira (24)
O Centro Educacional Nº 01 (CED 01) do Itapoã recebeu, nesta quinta-feira (24), mais uma edição do programa DF Legal nas Escolas. Cerca de 165 alunos do ensino médio participaram das atividades promovidas pela Secretaria DF Legal.

Durante a ação, os servidores da pasta exibiram fotos antigas da RegiĆ£o Administrativa e abordaram temas como o uso adequado dos espaƧos pĆŗblicos, o descarte irregular de resĆduos sólidos e os riscos da Ć”gua parada nas residĆŖncias.
O auditor Jansler AragĆ£o tratou das principais competĆŖncias da secretaria, como a fiscalização de atividades econĆ“micas, obras e edificaƧƵes, o combate ao desordenamento urbanĆstico e o controle de resĆduos.
Segundo o auditor, a proposta Ć© despertar nos jovens uma consciĆŖncia cidadĆ£ voltada para uma cidade mais organizada e dentro da legalidade: āAs pessoas precisam entender que, antes de iniciar uma obra, devem verificar se o lote Ć© regularizado e, caso esteja, buscar as devidas autorizaƧƵes do poder pĆŗblico. Se todos fizerem a sua parte, inclusive no descarte de resĆduos, a melhora Ć© visĆvelā.
A mensagem de uma cidade limpa e bem organizada agradou aos alunos. O estudante do 3Āŗ ano Laerte Viana Xavier, de 17 anos, destacou a importĆ¢ncia do aprendizado. āDescobri muitas coisas sobre a minha cidade que eu nĆ£o conhecia. Por isso, prestei atenção na palestra do inĆcio ao fimā, contou.
TambĆ©m aluna do 3Āŗ ano, Luana da Conceição Valverde, 17, se surpreendeu ao saber que o território onde hoje estĆ” o ItapoĆ£ havia sido destinado originalmente a um condomĆnio: āAgora entendo por que, ao procurar o nome ItapoĆ£ no mapa, aparece āCondomĆnio Entre Lagosā. Antes, eu nĆ£o entendia issoā.

O professor de História Mauro Rodrigues Pena, 49 anos, aprovou a iniciativa. āOs alunos precisavam desse conhecimento, que com certeza levarĆ£o para a vida toda ā especialmente sobre o descarte irregular de lixo, construƧƵes fora da lei e a legislação do DF que regula esses assuntosā, observou.
A nova versĆ£o do projeto mantĆ©m a linguagem simples e direta, mas traz como diferencial o foco na história local de cada regiĆ£o. āCriamos um material especĆfico para o ItapoĆ£, abordando questƵes ligadas Ć organização urbana da cidade. A proposta das palestras Ć© oferecer aos alunos uma visĆ£o diferente da que tiveram os seus pais, baseada no cumprimento das leis. Eles podem atĆ© nĆ£o aplicar imediatamente o que aprenderam, mas pelo menos saberĆ£o, por exemplo, o dia certo em que o caminhĆ£o do SLU passa na sua ruaā, explicou Luciano Silvestre da Silva, diretor de Planejamento, Modernização e Valorização do Servidor (Dimov).
Ao final da palestra, foi realizada uma dinâmica em grupo com os alunos. Os aprendizados servem também como base para a realização de trabalhos extracurriculares.
Por AgĆŖncia BrasĆlia, com informaƧƵes da Secretaria DF Legal | Edição: Carolina Caraballo