A ação tem o objetivo de preencher as sete vagas de membros da sociedade civil que serão escolhidos
Foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de hoje (29), o Edital de chamamento Público nº 01/2025, para composição da Comissão de Defesa do Meio ambiente (Comdema) do Sol Nascente/Pôr do Sol, que será composta por 12 membros, além do administrador regional.
O chamamento público tem o objetivo de preencher as sete vagas de membros da sociedade civil que serão escolhidos entre as representações da comunidade, entidades de classe e/ou clubes de serviços locais, sendo os outros cinco representantes da administração pública e de órgãos envolvidos com a execução da Política Ambiental do Distrito Federal.
Os candidatos podem fazer sua inscrição no prazo de 30 dias corridos a partir da data de publicação do edital, ou seja, até o próximo 28 de maio. Os membros da comissão não serão remunerados, mas suas funções serão consideradas de relevante interesse público.
Os interessados no cargo deverão preencher o formulário disponível no link ou de maneira presencial, no setor do Protocolo e Arquivo da Administração Regional do Sol Nascente/Pôr do Sol, localizado na VC 311- SHSN Área Especial Trecho II, com as seguintes documentações: ficha de Inscrição devidamente preenchida; cópia de documentos pessoais RG e CPF; comprovante de residência na Região Administrativa do Sol Nascente/Pôr do Sol, no nome do interessado; cópia do documento que comprove possuir curso de graduação ou especialização envolvido na matéria ambiental, ou participação de comunidades/entidades de classe ambiental na Região Administrativa do Sol Nascente/Pôr do Sol.
Caberá à Administração Regional do Sol Nascente/Pôr do Sol examinar os pedidos de inscrição, definir os nomes que atenderem às condições estabelecidas no edital e publicar a lista de candidatos aptos no site da Administração Regional do Sol Nascente/Pôr do Sol e redes sociais, no prazo de dois dias úteis (até 30 de maio). Acesse o edital completo no site.
As Comdemas foram criadas para auxiliar o governo na elaboração de políticas públicas ambientais, na fiscalização das normas ambientais e na promoção da participação da sociedade civil na gestão do meio ambiente. Em uma região que surgiu predominantemente a partir do desmembramento de áreas rurais, essa comissão tem papel fundamental.
Por Agência Brasília, com informações da Administração Regional do Sol Nascente/Pôr do Sol | Edição: Ígor Silveira