Reestruturada pelo GDF, a iniciativa promove açÔes de prevenção e autonomia das pessoas atendidas, um total de 13 mil desde a reformulação da polĂtica pĂșblica
âO NĂșcleo Direito Delas me ajudou, e continua me ajudando, especialmente na minha autoafirmação, a entender quem eu sou, o que realmente quero e o que posso fazerâ, relata Ana Lucia Barbosa, 59 anos, vĂtima de violĂȘncia domĂ©stica no Distrito Federal que foi acolhida pelo programa criado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF). Ela passou trĂȘs dĂ©cadas em um relacionamento abusivo, marcado por violĂȘncia psicolĂłgica, emocional, financeira, alĂ©m de episĂłdios de assĂ©dio moral e sexual no ambiente profissional.
A separação ocorreu em 2018, mas a ruptura definitiva sĂł veio anos depois, quando questĂ”es patrimoniais e familiares precisaram ser formalizadas. Foi nesse contexto que Ana chegou ao NĂșcleo Direito Delas, por indicação de uma amiga, e iniciou atendimento psicolĂłgico. Ela conta que o acolhimento foi decisivo para reconhecer, especialmente, o abuso financeiro e para fortalecer a autoestima e a capacidade de agir.
âEnquanto eu tivesse algo preso a ele, eu nĂŁo conseguiria seguir em frenteâ, relata. A partir do atendimento, passou a buscar os direitos e a reorganizar a vida. A vĂtima tambĂ©m destaca que o processo no NĂșcleo ajudou a resgatar a autoestima e identidade, apagadas ao longo de anos de desvalorização. âVoltar em quem eu era antes do relacionamento foi fundamental para reencontrar quem eu realmente souâ, afirma. Segundo ela, o fortalecimento emocional foi gradual, mas transformador.
Ao final, deixa uma mensagem para outras mulheres: buscar, antes de tudo, a prĂłpria verdade, investir no autoconhecimento e nĂŁo ter medo de procurar ajuda. âQuando vocĂȘ decide algo dentro de si, isso se torna realidade. A força estĂĄ dentro da gente. E os caminhos começam a se abrir.â
Rede de proteção
Desde 2024, apĂłs a polĂtica pĂșblica ter sido reestruturada em novembro de 2023 em substituição ao antigo PrĂł-VĂtima, a iniciativa registrou 17.803 atendimentos, com um crescimento no Ășltimo ano, quando saltou de 7.570 para 10.233, revelando o fortalecimento da rede de proteção. Somente em 2025, mais de 2,4 mil pessoas ingressaram no programa.
âO compromisso do GDF com mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade tem se refletido em avanços na proteção das vĂtimas, especialmente, por meio do fortalecimento de programas como o Direito Delas e da articulação com a rede de atendimento intersetorialâ
Marcela Passamani, secretåria de Justiça e Cidadania
Segundo a secretĂĄria de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, o atendimento especializado contribui para a proteção das vĂtimas, o fortalecimento emocional, o acesso a direitos e a retomada de projetos de vida, com o intuito de reduzir situaçÔes de revitimização e ampliar a confiança do coletivo feminino nas instituiçÔes pĂșblicas. âO compromisso do GDF com mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade tem se refletido em avanços na proteção das vĂtimas, especialmente, por meio do fortalecimento de programas como o Direito Delas e da articulação com a rede de atendimento intersetorialâ, afirma.
âAs açÔes educativas ampliam o conhecimento da população sobre direitos das mulheres, canais de denĂșncia e formas de prevenção da violĂȘncia, o que promove maior engajamento comunitĂĄrio e fortalece a cultura de nĂŁo tolerĂąncia Ă violĂȘncia de gĂȘneroâ, destaca Passamani.
A secretĂĄria complementa ainda que os resultados alcançados indicam que as iniciativas implementadas contribuem para maior alcance da polĂtica pĂșblica, qualificação do atendimento e ampliação do alcance das açÔes, para favorecer respostas mais rĂĄpidas, humanizadas e eficazes Ă s situaçÔes de violĂȘncia.
Esse aumento reflete principalmente o fortalecimento das mulheres e o acesso Ă informação, ressalta a subsecretĂĄria de Apoio Ă s VĂtimas de ViolĂȘncia, Uiara Mendonça. De acordo com ela, a divulgação do programa e a conscientização sobre o que Ă© violĂȘncia fazem com que mais pessoas busquem ajuda. âMuitas chegam por indicação de vizinhas, amigas ou familiares, o que demonstra que a informação rompe o ciclo da violĂȘnciaâ, explica. Para ela, as mulheres estĂŁo mais encorajadas e fortalecidas, buscando seus direitos â e Ă© por isso que o programa se consolidou como uma referĂȘncia no DF.
AçÔes preventivas e educativas
O programa vai alĂ©m do atendimento psicossocial e da orientação jurĂdica, explica Uiara Mendonça. Desde a regulamentação, em novembro de 2023, 13.918 pessoas foram alcançadas por açÔes preventivas e educativas, como palestras, rodas de conversa e outras atividades de sensibilização e orientação realizadas em todo o DF. âApĂłs o primeiro acolhimento, muitas mulheres retornam ao mesmo ambiente de violĂȘncia, muitas vezes convivendo com o agressor. Por isso, o programa desenvolve açÔes voltadas Ă autonomia e ao rompimento do ciclo da violĂȘncia, como o projeto Banco de Talentosâ, explica Uiara.
No projeto, mulheres aprendem trabalhos manuais e artesanais com outras mulheres, inclusive nĂŁo vĂtimas de violĂȘncia. A iniciativa tem foco terapĂȘutico e empreendedor. Hoje, mais de 450 artesĂŁs integram o Banco de Talentos, com produtos expostos em shoppings do DF, como o Alameda Shopping, e em uma loja colaborativa, o que fortalece a geração de renda e a autonomia financeira.
AlĂ©m disso, o programa promove açÔes educativas e de conscientização nos nĂșcleos de atendimento, como palestras, e tambĂ©m atua em espaços como canteiros de obras, garagens de ĂŽnibus e empresas de limpeza urbana, em parceria com sindicatos e empresas.
PolĂtica pĂșblica
O programa Direito Delas atende a vĂtimas de violĂȘncia, incluindo crianças de 7 a 14 anos vĂtimas de estupro, conforme previsto no CĂłdigo Penal, no artigo 217-A, que trata do estupro de vulnerĂĄvel. O recorte etĂĄrio foi definido a partir de um grupo de trabalho, quando o antigo nome do programa, PrĂł-VĂtima, foi alterado para Direito Delas, para reforçar a ideia de que as pessoas chegam ao serviço nĂŁo como vĂtimas, mas como sujeitos de direitos.
A polĂtica tambĂ©m atende a ĂłrfĂŁos do feminicĂdio, vĂtimas de violĂȘncia domĂ©stica â em sua maioria mulheres â e pessoas idosas, homens e mulheres. NĂŁo Ă© um programa exclusivo para mulheres, embora a maioria das pessoas atendidas sejam meninas e mulheres.
AlĂ©m disso, a iniciativa oferece uma abordagem integral, que inclui atendimentos individuais, orientação jurĂdica, acompanhamento psicolĂłgico, espaços de reflexĂŁo coletiva, alĂ©m de oportunidades de empreendedorismo e aprendizado.
Atualmente, o DF conta com 11 nĂșcleos de atendimento. Confira:
Plano Piloto
â Endereço: Estação RodoferroviĂĄria, Ala Central, tĂ©rreo
â Telefones: (61) 2244-1118/2244-1119/2244-1282/
â HorĂĄrio de funcionamento: Das 8h Ă s 17h
CeilĂąndia
â Endereço: Shopping Popular de CeilĂąndia â espaço do Na Hora
â Telefones: (61) 2244-1421/2244-1805/98314-0620
â HorĂĄrio: Das 8h Ă s 17h
Estrutural
â Endereço: Setor Central, Ărea Especial 5
â Telefones: (61) 2244-1130/98382-0189
â HorĂĄrio: Das 8h Ă s 17h
GuarĂĄ
â Endereço: QELC, Alpendre dos Jovens LĂșcio Costa
â Telefones: (61) 2244-1419/2244-1803/98314-0619
â HorĂĄrio: Das 8h Ă s 17h
ItapoĂŁ
â Endereço: Praça dos Direitos, Quadra 203, Del Lago II
â Telefones: (61) 2244-1418/2244-1802/98314-0632
â HorĂĄrio: 8h Ă s 17h
ParanoĂĄ
â Endereço: Quadra 5, Conjunto 3, Ărea Especial D, Parque de Obras
â Telefones: (61) 2244-1417/2244-1801/98314-0622
â HorĂĄrio: Das 8h Ă s 17h
Planaltina
â Endereço: Promotoria de Justiça de Planaltina
â Telefone: (61) 3555-2737/98314-0611
â HorĂĄrio: Das 12h Ă s 19h
Recanto das Emas
â Endereço: Estação da Cidadania â CEU das Artes, Q 113, Ărea Especial 1
â Telefone: (61) 2244-1424/2244-1808/98314-0613
â HorĂĄrio: Das 8h Ă s 17h
Samambaia
â Endereço: Quadra QS 402, Conjunto G, Lote 01
â Telefones: (61) 2244-1422/98314-0792/ 98314-0631
â HorĂĄrio: Das 8h Ă s 17h
SĂŁo SebastiĂŁo
â Endereço: Quadra 101, Conjunto 8
â Telefones: (61) 2244-1131/98314-0627
â HorĂĄrio: Das 8h Ă s 17h
Por Karol Ribeiro, da AgĂȘncia BrasĂlia | Edição: Paulo Soares
