Com 66 queijos inscritos, regulamento teve alteração e aumentou de dois para quatro os jurados populares
O 1º Concurso Distrital de Queijos Artesanais, promovido pela Emater-DF, teve uma alteração no regulamento. Diante do grande número de queijos inscritos — um total de 66 produtos — a organização decidiu ampliar o número de jurados da categoria popular, passando de dois para quatro. A medida visa garantir uma avaliação mais diversificada e representativa. Todas as outras regras do concurso permanecem inalteradas.
O julgamento será neste sábado (28), no Teta Cheese Bar, na Asa Sul. Ao todo, 20 queijarias vão apresentar queijos feitos de leite de vaca, ovelha, cabra e búfala. “O objetivo é fortalecer a cadeia produtiva do leite no DF e mostrar à população da cidade a alta qualidade dos produtos da região”, aponta a extensionista rural Fernanda Lima, que faz parte da comissão que organiza o concurso.
O júri técnico será composto por 16 participantes, entre gastrônomos, queijistas, professores universitários, engenheiros de alimentos e quatro populares. Eles vão avaliar critérios como aroma, cor, textura e consistência. Os vencedores ganharão nas categorias de ouro (90 a 100 pontos), prata (79 a 89 pontos) e bronze (69 a 78 pontos).
Serviço
1º Concurso Distrital de Queijos Artesanais
- Data: Sábado (28);
- Horário: 7h às 13h;
- Local: Teta Cheese Bar — CLS 103, bloco B, loja 34, Brasília-DF.
Programação
- 7h – Avaliação dos queijos inscritos (fechado ao público);
- 10h – Apuração e processamento das avaliações (fechado ao público);
- 12h30 – Anúncio dos vencedores (evento abre ao público);
- 13h30 – Abertura da mesa de degustação com os queijos participantes;
- 13h30 – Início da roda de choro;
- 13h às 16h – Feira de produtores de queijos.