O homem está mais vaidoso e a preocupação com o que vestir está cada dia mais presente nesse universo até bem pouco tempo restrito à formalidade
Quem disse que homem não se importa com moda certamente parou no tempo. Embora ainda predominem dentro dos armários os tons de preto, cinza, azul e branco, as roupas mais formais e clássicas têm dado espaço a peças mais despojadas. Até mesmo em ocasiões formais, os looks estão mais descontraídos.
Poucos anos atrás, seria impossível pensar num dito homem de negócios ousar entrar em uma reunião sem um costume (blazer e calça) e uma gravata. Hoje, ao percorrer os principais endereços do mercado financeiro, seja no Brasil ou em Nova Iorque, a elegância está mais descolada da formalidade e do conservadorismo da moda.
Os “faria limers”, nome dado aos que trabalham na Av. Brigadeiro Faria Lima – reduto do mercado financeiro nacional -, apostam no casual chic e combinam perfeitamente peças de altíssima costura com tênis, docksides, loafers (sapato social sem cadarço) ou sapatênis. Para arrematar, um pulôver ou colete acolchoado (quase sempre da The North Face, Lacoste ou Ralph Lauren).
É a evolução do casual day, que surgiu nos anos 50, possibilitando um visual mais tranquilo à época, quase sempre às sextas-feiras. Hoje, o dia da semana já não importa muito.
Mas não é apenas no universo dos engravatados que a moda se renovou. O estilo urbano também ganhou novos tons, literalmente. As cores escuras e de tons pastel seguem eternamente em alta nos closets masculinos, mas já compartilham espaço com peças coloridas e estampadas. Determinadas cores, anteriormente restritas a um gênero específico, é coisa de antigamente. Hoje, a aposta certa é aquela que faz a pessoa se sentir bem e, sobretudo, confortável.
O mercado do luxo, das grifes multibilionárias, também abriu espaço para esse momento. Na verdade, não é uma novidade absoluta. Estilistas como Domenico Dolce e Stefano Gabbana, criadores da Dolce & Gabbana, esbanjam criatividade há muitos anos. O básico existe, mas nem tudo é clássico ou preto e branco quando o assunto é moda masculina. Gucci e Balenciaga também pensam fora da caixa e são queridinhas por todo mundo.