GDF investe na instalação de bloquetes e meios-fios em oito ruas da Quadra 2 da cidade e comunidade elogia serviço
A instalação de bloquetes e meios-fios na Quadra 2 da Cidade Estrutural tem facilitado para a população. Se a chegada do esgoto e da Ôgua foram comemoradas, agora não é diferente com a infraestrutura.
Na Quadra 2, foram disponibilizados 452.964 unidades de bloquetes, além de 3.306 unidades de meios-fios e 361 metros cúbicos de pó de brita, material colocado abaixo dos bloquetes. O bairro Santa Luzia também vai receber o pavimento com bloquetes. Por lÔ, serão aproximadamente 431.200 unidades, mais 2,8 mil meios-fios e 350 metros cúbicos de pó de brita.

O calƧamento melhorou a vida de Lourdes Maria da Silva, 55 anos, moradora hĆ” mais de 20 anos da Estrutural, com mudanƧas significativas na rotina dela e do marido. āAntes a gente andava pisando na lama e era atĆ© discriminado nos lugares, porque chegava com o pĆ© todo sujo. Agora temos a dignidade de sair de casa sem constrangimentoā, comemora a dona de casa. āA gente esperou por isso hĆ” muitos anos e estamos felizes em morar em um local que cada vez mais recebe atenção e melhorias do governoā, complementa.
As benfeitorias tambĆ©m afetaram a qualidade de vida de Eduardo Teixeira de Sousa, 51, que agora pode se locomover com tranquilidade na regiĆ£o de motocicleta. āQuando eu andava de moto no perĆodo chuvoso era só lama e buraco. Escapei vĆ”rias vezes de levar uma queda, mas agora com o asfalto melhorou muito a minha vida e a da comunidadeā, garante o vigilante.

Outra satisfação dele Ć© a instalação do canal de Ć”gua e o tratamento de esgoto. āAntes a gente usava a Ć”gua de forma irregular e agora podemos usar sem medo, sabendo que Ć© um direito que temos, sabendo que o governo proporcionou isso para a genteā, comemora o morador, que vive na Estrutural hĆ” mais de 31 anos.
Cooperação
A ação é feita em parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF), que por meio da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), oferece a mão de obra e com a Secretaria de Desenvolvimento EconÓmico, Trabalho e Renda (Sedet-DF), que atua pelo programa FÔbrica Social na produção dos blocos de concreto pelos custodiados.
āPrimeiro vieram a Ć”gua e o esgoto e, agora, estamos finalizando o calƧamento de uma das principais quadras da regiĆ£o, para depois investir na iluminação. Trata-se de uma demanda histórica da comunidade e que este governo estĆ” executandoā, declara o administrador regional da Estrutural, Alceu Prestes.
Ivonete Alves Ribeiro, 22, se mudou hĆ” um ano para a Estrutural e conta que a nova pavimentação levou mais tranquilidade para a famĆlia dela. āAcompanhei muitas melhorias desde que cheguei, mas essa foi essencial. Meus filhos, agora, podem brincar na rua, andar de bicicleta e correr sem voltar para casa sujos de lama. Isso me dĆ” mais seguranƧa e conforto no dia a diaā, diz.
Por ThaĆs Umbelino, da AgĆŖncia BrasĆlia | Edição: Vinicius Nader