Cidadania Meio Ambiente

GDF recolhe cerca de 80 mil toneladas de entulhos das bocas de lobo

Apesar de ser um trabalho rotineiro da Novacap, a ação integrada é importante na prevenção aos efeitos da chuva

 

De janeiro até agora, 77,2 mil toneladas de entulho foram retiradas das bocas de lobo do Distrito Federal. Esse dado refere-se somente a atuação do sistema mecanizado, com videomonitoramento robotizado e hidrojateamento. As equipes limparam mais de 540 quilômetros de rede de drenagem e 22 mil bocas de lobo.

“Fazemos esse serviço de maneira contínua. Porém, sabemos que ele tem grande relevância para esse período próximo ao fim do ano, quando as chuvas se intensificam”, destaca o presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Fernando Leite.

O uso dos caminhões adaptados e robôs contaram com investimentos de quase R$ 45 milhões, sendo anunciado pelo governador Ibaneis Rocha no início do ano, com objetivo de reforçar as ações de desobstrução das redes de drenagem da capital.

Além desse trabalho, a companhia atua com mão de obra própria. Somente nesses últimos dois meses, as equipes realizaram mais de 5 mil intervenções no Plano Piloto, onde ocorrem os maiores reflexos das fortes chuvas nesse período. Além de desobstruções de bocas de lobo, ocorreram reconstruções, implantações, reparos e afins.

Falando mais especificamente das tesourinhas da Asa Norte, mais ou menos nesse período de tempo, foram cerca de 600 ações de limpezas em bocas de lobo, com mais de 3 mil metros de desobstrução de redes pluviais.

“Foi um trabalho intenso até o momento, mas que não vai parar. As equipes seguem em atuação constantes e diárias”, completa o gestor.

 

Por Agência Brasília, com informações da Novacap | Edição: Ígor Silveira