Celebração destacou o papel fundamental dessas pessoas no dia a dia do HBDF
O Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) realizou, nessa quinta-feira (5), uma emocionante celebração em homenagem aos voluntários, em comemoração ao Dia Internacional do Voluntário. O evento, organizado pelas Associação Amigos do Hospital de Base, Movimento de Apoio ao Paciente com Câncer (MAC), Serviço Auxiliar Voluntário (SAV) e Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), com o apoio da Gerência Multiprofissional (Geamu), foi realizado na Casinha Rosa, no jardim da unidade.
Durante a cerimônia, os voluntários das diferentes associações foram reconhecidos pelo trabalho incansável e pela dedicação que têm demonstrado no apoio aos pacientes do HBDF. Alguns voluntários receberam certificados simbólicos pelos seus serviços prestados, enquanto outros serão agraciados com o certificado em uma data posterior.
Em sua fala de abertura, a gerente multiprofissional, Niedja Bartira, expressou sua gratidão aos presentes e destacou a importância do trabalho voluntário para a humanização do atendimento. “No Dia Internacional do Voluntariado, reconhecemos que o trabalho de cada voluntário não pode ser medido apenas por números, mas sim pelo amor, dedicação e humanidade que cada um deles espalha todos os dias. Vocês são um exemplo para todos nós”, disse, enfatizando o impacto emocional e humano dos voluntários na vida dos pacientes.
A cerimônia contou com a presença de autoridades e lideranças do Hospital de Base, como o superintendente Guilherme Porfírio; a gerente geral de Assistência, Fernanda Hak; a médica e ex-gestora Alba Mirindiba Bomfim Palmeira; a presidente do SAV, Maria das Graças Leocádia Souza; a coordenadora da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Larissa Bezerra; a presidente do MAC, Lilian Rejane Müller da Silva; a presidente da Associação Amigos do Hospital de Base, Maria Oneide Miranda Silva.
O superintendente do Hospital de Base, Guilherme Porfírio, também fez questão de destacar a importância do trabalho voluntário para o sucesso da instituição. “Para nós, hoje é motivo de muito orgulho poder agradecer o amor, o cuidado e o carinho que vocês dedicam à nossa instituição. Saibam que, sem vocês, o Hospital de Base não teria essa magnitude que tem hoje”, afirmou.
Ele completou sua fala dizendo que “não existe melhor remédio do que o amor. Ele pega aquele paciente que, muitas vezes, está desacreditado pela medicina e o faz ressurgir das cinzas como uma fênix. O trabalho que vocês fazem aqui não é nada menos do que isso.”
A cerimônia contou com atividades de ginástica laboral, promovendo bem-estar entre os presentes e também a palestra da consultora, Isabella Mirindiba, que abordou o tema O que você quer comunicar ao mundo?. Para encerrar, um delicioso café da manhã foi servido, proporcionando um momento de confraternização e agradecimento a todos os voluntários e colaboradores.
Abaixo, o nome das voluntárias que foram homenageadas com o certificado:
- Maria Solange Silva (Rede Feminina de Combate ao Câncer);
- Genivan Rosa da Silva de Souza (Rede Feminina de Combate ao Câncer);
- Lugercina Lourenço (SAV);
- Irene Cacais (SAV);
- Maria de Lourdes Gomes do Nascimento (MAC);
- Marileide Rodrigues de Miranda (MAC);
- Doli Marina Gonçalves Scarpelini (AAHB);
- Leonice Maria Coloswary (AAHB).
Por Agência Brasília, com informações do IgesDF| Edição: Ígor Silveira