Cidadania Mobilidade

Mais de 300 abrigos de ônibus para passageiros foram instalados este ano em 17 RAs

Semob construiu 215 paradas do tipo C (padrão) e outras 98 reduzidas para trazer mais conforto e segurança aos usuários

 

Os passageiros de ônibus do DF passaram a contar com mais 313 abrigos de ônibus instalados neste ano em 17 Regiões Administrativas. São 215 novos do tipo C (padrão, de concreto) e outros 98 reduzidos – implantados em locais que não comportam as paradas convencionais.

A construção das estruturas está sendo feita, desde o mês de julho, pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) por meio de empresas contratadas, responsáveis pela confecção dos módulos, levantamento topográfico, corte e aterro, instalação das estruturas, criação de piso e calçada com acessibilidade (incluindo piso tátil e rampa de acesso), além da pintura e impermeabilização.

Os do tipo C foram implantados em 105 pontos onde não existiam paradas e em 110 para substituir abrigos que apresentavam patologias graves que comprometiam a segurança dos usuários. Essas 215 estruturas foram construídas em Arapoanga (13), Ceilândia (46), Fercal (6), Itapoã (7), Paranoá (29), Park Way (4), Planaltina (49), Sobradinho (35), Sobradinho II (19), Sudoeste/Octogonal (4) e Taguatinga (3).

Já os 98 abrigos reduzidos foram instalados no Gama (41), Riacho Fundo II (23) e Recanto das Emas (7), Samambaia (2), Santa Maria (7), Setor de Indústria e Abastecimento (18).

Atualmente, as Regiões Administrativas do Itapoã, Paranoá, Gama, Santa Maria, Recanto das Emas e Ceilândia estão sendo atendidas com a implantação de novos abrigos, tanto do tipo C quanto do reduzido.

“A escolha do modelo e quantidade depende do espaço disponível e do fluxo de passageiros no local”, esclarece o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.

Participação

O DF tem aproximadamente 6.429 pontos de parada de ônibus no Sistema de Transporte Público Coletivo, dos quais 5.201 possuem abrigos de passageiros. O espaçamento ideal entre as paradas é de 250 metros em vias urbanas e de 500 metros em rodovias ou estradas.

“Sabemos que há muitas estruturas com problemas. Por isso, estamos trabalhando para implantar e recuperar esses abrigos para oferecer mais conforto aos passageiros do DF. Os moradores podem nos ajudar e indicar os locais onde há maior necessidade de um abrigo, registrando suas sugestões na ouvidoria ou nas administrações regionais. A nossa equipe avalia esses locais indicados, levando em consideração também novas linhas de ônibus ou mudança de itinerários”, explica o titular da Semob.

 

Por Agência Brasília, com informações da Semob-DF | Edição: Vinicius Nader