Ações, iniciadas em janeiro, sĂŁo executadas pelo SLU e pelas administrações regionais para combater o descarte irregular de resĂduos e eliminar focos de dengue
Desde janeiro, já foram realizadas oito edições do MutirĂŁo SLU com as RAs, resultando na coleta de cerca de 15.600 toneladas de entulhos e resĂduos descartados irregularmente. A iniciativa, promovida pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) em parceria com as administrações regionais, já passou por 19 cidades do Distrito Federal.

No mutirĂŁo mais recente, ocorrido entre os dias 20 e 22 de março em Ceilândia, no Guará e no Paranoá, foram recolhidas 3.150 toneladas de resĂduos nos pontos mais crĂticos. A ação contou com o apoio de 50 caminhões, sete pás mecanizadas e 95 trabalhadores, entre motoristas e ajudantes. AlĂ©m disso, foram feitas 404 viagens para transportar os entulhos e materiais inservĂveis atĂ© a Unidade de Recebimento de Entulhos (URE).
Ceilândia completa 54 anos na próxima quinta-feira (27) e o mutirão foi muito importante para deixar a cidade ainda mais bonita. O administrador da região, Dilson Resende de Almeida, reconhece o trabalho do SLU e pede a colaboração da comunidade para manter a limpeza da cidade. “Essa é mais uma importante ação do SLU, em parceria com a administração, e solicitamos à população que ajude a manter a limpeza, pois o investimento é alto para combater esses pontos irregulares e poderia ser utilizado para construir escolas e outros equipamentos essenciais para a cidade”, enfatizou.
O principal objetivo do MutirĂŁo SLU com as RAs Ă© eliminar potenciais criadouros do mosquito da dengue, combatendo o descarte irregular de resĂduos. Durante os mutirões, enquanto as equipes de limpeza atuam, mobilizadores ambientais orientam os moradores sobre o descarte correto de resĂduos, os dias e horários da coleta na regiĂŁo e a importância do uso dos papa-lixos e papa-entulhos.
“O SLU está empenhado nos mutirões e acredita no apoio da população para a manutenção da limpeza nos locais atendidos pela nossa iniciativa. Essa integração com as administrações regionais Ă© fundamental para atuarmos nos pontos de descarte irregular mais crĂticos de cada regiĂŁo”, destacou o diretor-presidente do SLU, Luiz Felipe Carvalho.
O Mutirão SLU com as RAs também já percorreu Samambaia, Santa Maria, Gama, Ceilândia, São Sebastião, Sol Nascente/Pôr do Sol, Recanto das Emas, Arapoanga,Taguatinga, Planaltina, no Riacho Fundo II, Sobradinho II, Estrutural, Arniqueira, Vicente Pires e Sobradinho. A próxima ação ocorrerá nos dias 27, 28 e 29 de março nas regiões do Núcleo Bandeirante, Varjão e Pôr do Sol/Sol Nascente.
Por AgĂŞncia BrasĂlia, com informações da Serviço de Limpeza Urbana | Edição: DĂ©bora Cronemberger