Professora escreveu três novos volumes da série ‘Cadernos Projeto de Vida’, com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF
A pesquisadora e professora do Instituto Federal de Brasília (IFB) Simone Braz Ferreira Gontijo lançou três novos volumes da série Cadernos Projeto de Vida. As publicações são produtos educacionais da pesquisa Permanência e êxito de estudantes: acompanhamento e ações na organização do trabalho pedagógico, realizada com o apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF).
Disponíveis para download gratuito na internet, cada um dos lançamentos trata de uma temática:
* Volume 1: Autoconhecimento http://revistaeixo.ifb.edu.br/
* Volume 2: Eu e o Outro http://revistaeixo.ifb.edu.br/
* Volume 3: Mundo do Trabalho http://revistaeixo.ifb.edu.br/
Também é possível receber os exemplares em formato físico. Basta preencher o formulário de solicitação disponível na página de cada um dos volumes.
Entenda o projeto
De acordo com a equipe do projeto, a pesquisa Permanência e êxito no ensino médio integrado seria, inicialmente, uma pesquisa-ação desenvolvida por licenciados, com o objetivo de planejar e aplicar oficinas de projeto de vida em turmas do ensino médio integrado visando à permanência dos estudantes e seu êxito no curso. “Seriam oficinas interventivas que surgem no contexto da aprendizagem dialógica freiriana, buscando dar voz aos estudantes e visibilidade às juventudes representadas na escola”, explica a coordenadora.
Mas, diante da pandemia de covid-19, o projeto precisou ser alterado e os planejamentos e metodologias foram publicados como livros.
Em cada volume dos Cadernos Projeto de Vida, os professores são convidados a desenvolver atividades que possibilitem aos estudantes do ensino médio refletir sobre as temáticas relativas aos seus projetos de vida e desenvolver habilidades socioemocionais.
A autora afirma que o objetivo da pesquisa é incentivar a permanência do aluno no ensino médio e garantir um resultado positivo na vida deste aluno.
“As obras são voltadas aos professores e apresentam planejamentos pedagógicos de oficinas de projeto de vida para estudantes do ensino médio integrado da educação profissional e tecnológica. Os professores podem adaptar os conteúdos à sua realidade escolar e trabalhar de forma interdisciplinar”, afirma Simone.
Simone Gontijo tem experiência na área de Educação, atuando nas áreas de formação de professores, políticas públicas e avaliação.
Apoio
Todo o trabalho realizado contou com o apoio da FAP-DF por meio do Edital 03/2018 de Seleção Pública de Propostas de Pesquisa Científica, Tecnológica e Inovação, modalidade Demanda Espontânea.
* Com informações da FAP-DF