Espaço Ă© pioneiro na aplicação de palivizumabe contra vĂrus sincicial respiratĂłrio em pĂşblico infantil com condições especĂficas
Inaugurada em fevereiro deste ano, a nova sala de aplicação de palivizumabe na PoliclĂnica do Gama já foi responsável pela administração de 110 doses. O medicamento, aplicado de forma intramuscular, previne o vĂrus sincicial respiratĂłrio (VSR), causador da bronquiolite e de outras infecções graves em bebĂŞs e crianças pequenas.
A dose Ă© indicada para crianças menores de 2 anos com alto risco de desenvolver doenças causadas pelo VSR, como aquelas com malformações cardĂacas, tanto congĂŞnitas quanto adquiridas, ou com displasia broncopulmonar (doença pulmonar crĂ´nica). TambĂ©m estĂŁo elegĂveis para a vacina crianças de atĂ© 1 ano nascidas com idade gestacional de atĂ© 28 semanas e seis dias.
Antony Rafael Gomes, hoje com 3 meses, nasceu com menos de 28 semanas de gestação e passou 71 dias internado. Ele já recebeu três das cinco doses do palivizumabe. Sua mãe, Laiane Gomes, de 18 anos, elogiou o novo espaço: “É uma sala muito aconchegante. Na primeira dose, ele não chorou. Hoje, chorou um pouquinho”.
Assistência ágil
Para proporcionar um atendimento mais rápido, duas enfermeiras atuam na sala: uma é responsável pela documentação e a outra pela aplicação do anticorpo. Ao chegarem, os bebês passam por uma triagem que inclui a verificação do peso.
Cleonice Queiroz, enfermeira responsável pela aplicação, explica: “O palivizumabe age instantaneamente e não causa reações adversas. A aplicação pode doer um pouco no momento, mas a dor passa rapidamente”. Apesar de não oferecer riscos, a sala é equipada para eventuais intercorrências.
A equipe da unidade também realiza busca ativa pelas mães ou responsáveis que não comparecem aos agendamentos, entrando em contato por telefone para reagendar.
Outras medidas de prevenção
O palivizumabe Ă© uma das formas de prevenção contra doenças respiratĂłrias graves em crianças. Durante a sazonalidade, a pediatra da PoliclĂnica do Gama, Jeanne Alecrim, orienta sobre cuidados adicionais: “O vĂrus se espalha com facilidade, por isso Ă© recomendável evitar lugares com aglomeração, como shoppings lotados, festas e feiras”. Ela tambĂ©m destaca a importância das medidas básicas de higiene, como lavar as mĂŁos e o nariz, especialmente para bebĂŞs que tĂŞm irmĂŁos mais velhos na escola ou creche, que podem levar o vĂrus para casa.

PoliclĂnica do Gama
Localizada no antigo FĂłrum do Gama, na Praça 02, Lote 14, Setor Central, a PoliclĂnica foi revitalizada em dezembro de 2024, oferecendo melhor qualidade de atendimento, acesso facilitado e instalações modernas e bem equipadas. Na unidade, sĂŁo disponibilizados atendimentos em diversas especialidades, como cardiologia, neurologia, pediatria, endocrinologia, dermatologia, geriatria, nefrologia, feridas complexas, pĂ© diabĂ©tico, otorrinolaringologia, ginecologia e reumatologia.
Por AgĂŞncia BrasĂlia, com informações da Secretaria de SaĂşde | Edição: Carolina Caraballo