Iniciativa estĂĄ estruturada em cinco eixos estratĂ©gicos que orientam as açÔes de forma integrada, com foco nas necessidades especĂficas dos estudantes adolescentes
Foi publicada no DiĂĄrio Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (9) a portaria 650, de 6 de junho, que institui o Programa Distrital Escola para as AdolescĂȘncias. A iniciativa Ă© voltada aos estudantes do 6Âș ao 9Âș anos das escolas pĂșblicas do Distrito Federal.
A ação estĂĄ alinhada Ă Portaria do MinistĂ©rio da Educação (MEC) n° 635, de 10 de julho de 2024, que criou o Programa Escola das AdolescĂȘncias em nĂvel nacional, com foco no fortalecimento dos anos finais do ensino fundamental por meio de apoio tĂ©cnico-pedagĂłgico e financeiro.
âA implementação do Programa Distrital Escola para as AdolescĂȘncias Ă© um passo essencial para fortalecer o vĂnculo dos nossos adolescentes com a escola. Estamos comprometidos em criar espaços mais atrativos, dialogados e que respeitem as especificidades dessa fase da vidaâ, afirmou IĂȘdes Braga, subsecretĂĄria de Educação BĂĄsica da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF).
Cinco eixos estratégicos
O programa distrital estĂĄ estruturado em cinco eixos estratĂ©gicos que orientam as açÔes de forma integrada, com foco nas necessidades especĂficas dos estudantes adolescentes: governança; formação de profissionais da educação e acompanhamento pedagĂłgico; desenvolvimento curricular e protagonismo estudantil; reconhecimento e compartilhamento de prĂĄticas pedagĂłgicas exitosas; e sistema de avaliação.
O eixo da governança assegura a articulação entre os diferentes nĂveis de gestĂŁo da SEEDF, por meio do ComitĂȘ do Programa Distrital Escola para as AdolescĂȘncias (Codipea) e da Rede do Programa Distrital Escola para as AdolescĂȘncias (Redipea).
O Codipea é composto por representantes das åreas técnicas da SEEDF e das coordenaçÔes regionais de ensino, enquanto a Redipea serå formada por articuladores distritais e regionais, que atuarão diretamente nas escolas, acompanhando a execução pedagógica do programa.
Formação, currĂculo e protagonismo
O eixo de formação de profissionais da educação e acompanhamento pedagĂłgico prevĂȘ açÔes de formação continuada e suporte tĂ©cnico-pedagĂłgico para apoiar os educadores que atuam nos anos finais do ensino fundamental.
Jå o eixo de desenvolvimento curricular e protagonismo estudantil busca implementar estratégias para incentivar o protagonismo dos adolescentes e tornar as pråticas pedagógicas mais significativas. Serão disponibilizados instrumentos metodológicos e recursos que contribuam para a superação das defasagens e para a recomposição das aprendizagens nas escolas.
O eixo de reconhecimento e compartilhamento de prĂĄticas pedagĂłgicas exitosas visa a estimular a valorização de experiĂȘncias bem-sucedidas, promovendo a troca de saberes e fortalecendo a rede por meio de iniciativas como o FĂłrum do Ensino Fundamental, jĂĄ realizado de forma contĂnua pela SEEDF.
Avaliação e melhoria contĂnua
Por fim, o eixo de avaliação pretende utilizar os resultados dos sistemas de avaliação jĂĄ instituĂdos no Distrito Federal para aprimorar a qualidade da oferta educacional nos anos finais e subsidiar melhorias contĂnuas no prĂłprio programa.
A iniciativa busca enfrentar desafios como a evasão escolar, a defasagem de aprendizagem e a desmotivação, promovendo a valorização do contexto juvenil e o desenvolvimento integral dos estudantes nessa fase da educação båsica.
Por AgĂȘncia BrasĂlia, com informaçÔes da Secretaria de Educação | Edição: Vinicius Nader
