Segurança

QR Code em banheiros do DF conecta vĂ­timas de violĂȘncia ao programa Direito Delas

Adesivos instalados em ĂłrgĂŁos pĂșblicos, estabelecimentos privados e eventos reĂșnem informaçÔes sobre atendimentos gratuitos e os endereços dos 12 nĂșcleos do programa​

 

A população feminina do Distrito Federal conta com mais uma ferramenta de informação e proteção. Quem utilizar os banheiros de ĂłrgĂŁos pĂșblicos, estabelecimentos privados e eventos no DF poderĂĄ encontrar, fixado nos espelhos, um adesivo com o QR Code do programa Direito Delas.

Ao apontar a cĂąmera do celular para o cĂłdigo, a pessoa Ă© direcionada para um material que explica o que Ă© o programa, quem pode receber atendimento, como ingressar, quais serviços sĂŁo oferecidos e onde estĂŁo localizados os 12 nĂșcleos Direito Delas. O conteĂșdo tambĂ©m reĂșne os telefones de contato de todas as unidades.

A estratĂ©gia busca ampliar o acesso Ă  informação em locais de circulação diĂĄria e oferecer uma alternativa discreta para que pessoas em situação de violĂȘncia conheçam os serviços disponĂ­veis. O acesso ao material pode ser feito de forma rĂĄpida e reservada, utilizando apenas o celular.

Desde o início das açÔes de adesivação, equipes do programa jå instalaram os materiais em dezenas de espaços do Distrito Federal.

A estratĂ©gia busca ampliar o acesso Ă  informação em locais de circulação diĂĄria e oferecer uma alternativa discreta para que pessoas em situação de violĂȘncia conheçam os serviços disponĂ­veis | Foto: Arquivo
A estratĂ©gia busca ampliar o acesso Ă  informação em locais de circulação diĂĄria e oferecer uma alternativa discreta para que pessoas em situação de violĂȘncia conheçam os serviços disponĂ­veis | Foto: Arquivo

Como funciona o Direito Delas

O programa Direito Delas oferece atendimento social, psicológico e jurídico gratuito, sem necessidade de comprovação de renda.

Podem ser atendidas mulheres em situação de violĂȘncia domĂ©stica e familiar, crianças e adolescentes vĂ­timas de estupro de vulnerĂĄvel, vĂ­timas de crimes contra a pessoa idosa e seus familiares, vĂ­timas indiretas de feminicĂ­dio, alĂ©m de pessoas vĂ­timas de estupro, sequestro, cĂĄrcere privado, roubo com restrição de liberdade, desaparecimento de pessoas e vĂ­timas indiretas de homicĂ­dio, latrocĂ­nio e crimes de trĂąnsito com resultado morte.

O acesso ao programa pode ocorrer por procura espontĂąnea, encaminhamento de ĂłrgĂŁos parceiros ou por meio da busca ativa realizada pelas equipes do Direito Delas.

Os atendimentos sĂŁo realizados por equipes multiprofissionais, compostas por psicĂłlogos, assistentes sociais, especialistas em direito e legislação e profissionais da ĂĄrea administrativa, nos 12 nĂșcleos distribuĂ­dos pelo Distrito Federal.

O programa Direito Delas tem 12 nĂșcleos de atendimento localizados em Águas Claras, BrasĂ­lia, CeilĂąndia, Estrutural, Gama, GuarĂĄ, ItapoĂŁ, ParanoĂĄ, Planaltina, Recanto das Emas, Samambaia e SĂŁo SebastiĂŁo. Os atendimentos sĂŁo gratuitos. InformaçÔes tambĂ©m podem ser obtidas pelo telefone (61) 98382-0130 ou diretamente em qualquer um dos nĂșcleos do programa.

 

Por AgĂȘncia BrasĂ­lia | Edição: Ígor Silveira