Adesivos instalados em ĂłrgĂŁos pĂșblicos, estabelecimentos privados e eventos reĂșnem informaçÔes sobre atendimentos gratuitos e os endereços dos 12 nĂșcleos do programaâ
A população feminina do Distrito Federal conta com mais uma ferramenta de informação e proteção. Quem utilizar os banheiros de ĂłrgĂŁos pĂșblicos, estabelecimentos privados e eventos no DF poderĂĄ encontrar, fixado nos espelhos, um adesivo com o QR Code do programa Direito Delas.
Ao apontar a cĂąmera do celular para o cĂłdigo, a pessoa Ă© direcionada para um material que explica o que Ă© o programa, quem pode receber atendimento, como ingressar, quais serviços sĂŁo oferecidos e onde estĂŁo localizados os 12 nĂșcleos Direito Delas. O conteĂșdo tambĂ©m reĂșne os telefones de contato de todas as unidades.
A estratĂ©gia busca ampliar o acesso Ă informação em locais de circulação diĂĄria e oferecer uma alternativa discreta para que pessoas em situação de violĂȘncia conheçam os serviços disponĂveis. O acesso ao material pode ser feito de forma rĂĄpida e reservada, utilizando apenas o celular.
Desde o inĂcio das açÔes de adesivação, equipes do programa jĂĄ instalaram os materiais em dezenas de espaços do Distrito Federal.
Como funciona o Direito Delas
O programa Direito Delas oferece atendimento social, psicolĂłgico e jurĂdico gratuito, sem necessidade de comprovação de renda.
Podem ser atendidas mulheres em situação de violĂȘncia domĂ©stica e familiar, crianças e adolescentes vĂtimas de estupro de vulnerĂĄvel, vĂtimas de crimes contra a pessoa idosa e seus familiares, vĂtimas indiretas de feminicĂdio, alĂ©m de pessoas vĂtimas de estupro, sequestro, cĂĄrcere privado, roubo com restrição de liberdade, desaparecimento de pessoas e vĂtimas indiretas de homicĂdio, latrocĂnio e crimes de trĂąnsito com resultado morte.
O acesso ao programa pode ocorrer por procura espontĂąnea, encaminhamento de ĂłrgĂŁos parceiros ou por meio da busca ativa realizada pelas equipes do Direito Delas.
Os atendimentos sĂŁo realizados por equipes multiprofissionais, compostas por psicĂłlogos, assistentes sociais, especialistas em direito e legislação e profissionais da ĂĄrea administrativa, nos 12 nĂșcleos distribuĂdos pelo Distrito Federal.
O programa Direito Delas tem 12 nĂșcleos de atendimento localizados em Ăguas Claras, BrasĂlia, CeilĂąndia, Estrutural, Gama, GuarĂĄ, ItapoĂŁ, ParanoĂĄ, Planaltina, Recanto das Emas, Samambaia e SĂŁo SebastiĂŁo. Os atendimentos sĂŁo gratuitos. InformaçÔes tambĂ©m podem ser obtidas pelo telefone (61) 98382-0130 ou diretamente em qualquer um dos nĂșcleos do programa.
Por AgĂȘncia BrasĂlia | Edição: Ăgor Silveira
