Há um mês, o tempo médio de espera na UPA era de 6 horas e 32 minutos, tempo que foi reduzido para 42 minutos
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Planaltina, administrada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), completou três anos de funcionamento nesta segunda-feira (9), com uma celebração que reuniu diversas autoridades e lideranças locais. Desde sua apresentação, a unidade se consolidou como um pilar para a saúde pública da região, oferecendo atendimento ágil e eficiente e aliviando a sobrecarga de outros hospitais e unidades de saúde.
“Estamos melhorando continuamente para proporcionar um atendimento humanizado e de qualidade. A presença da UPA tem sido fundamental para a qualidade de vida da população, com uma redução significativa nos tempos de espera e mais acolhimento para pacientes e acompanhantes”, destacou o gestor público e gerente da UPA, Rogério Tavares.
A UPA passou por reformas importantes, como a aquisição de cadeiras restauradas para acompanhantes, que trouxeram mais conforto para os pacientes internos e seus familiares. Além disso, houve uma redução expressiva no tempo de espera para atendimento. Há 30 dias, o tempo médio de espera na UPA era de 6 horas e 32 minutos. Hoje, esse tempo foi reduzido para 42 minutos.
De janeiro de 2024 até hoje, a UPA atendeu um total de 56.563 pacientes de todas as bandeiras, com 5.999 internações. Outro ponto de destaque foi o alinhamento com os hospitais da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, o Hospital Regional de Planaltina (HRPL) e o Hospital Regional de Sobradinho (HRS), para garantir uma melhor retaguarda no giro de leitos e ampliar a capacidade de atendimento. Atualmente, a unidade atende, em média, 243 pessoas por dia.
A comemoração contou com a presença do corregedor-geral do DF, Daniel Alves, dos administradores de Planaltina e Arapoanga, Wesley Fonseca e Sérgio Araújo, da superintendente da Região Norte da SES-DF, Debora Fernandes, dos diretores do HRPL e do HRS, Keyla Blair e Bruno de Almeida, e do deputado distrital Pepa. Durante o evento, o parlamentar anunciou que destinará recursos para a criação de uma área de convivência para os colaboradores e a instalação de sombreiros nas vagas de estacionamento, trazendo mais conforto e qualidade para os colaboradores da UPA.
“Esse momento reforça a importância de trabalharmos juntos em prol do SUS. Ter a presença de toda a alta gestão da saúde da Região Norte mostra que estamos alinhados para oferecer o melhor à população”, ressaltou o gerente.
Por Agência Brasília, com informações do IgesDF | Edição: Débora Cronemberger