Os dados dos cidadãos precisam ser os mesmos que constam no banco de dados da Receita Federal
A partir desta segunda-feira (4), os usuários do Participa DF terão mais uma ferramenta de segurança: a validação cadastral, que realiza a consulta no banco de dados da Receita Federal. O programa une o acesso aos sistemas de registro de ouvidorias e de pedidos de acesso à informação do Governo do Distrito Federal (GDF) em um só endereço. Atualmente há mais de 950 mil cadastros no sistema.
O reforço de segurança será direcionado inicialmente aos novos usuários. Após fazer o cadastro na plataforma, eles devem preencher os campos com nome, data de nascimento e nome da mãe. Se existir alguma divergência do cadastro no Participa DF com os dados da Receita Federal – como nome da mãe com a grafia errada ou algum erro de digitação que altere os dados originais – , é preciso corrigi-la.
“A gente queria melhorar a questão da segurança do cadastro dos usuários do Participa DF, então começamos a verificar a validação do CPF com uma base compartilhada com a Receita Federal, que analisa se o CPF é existente ou inválido, e isso melhora a confiabilidade de todo o processo”, resume a coordenadora de Desenvolvimento e Operações da Controladoria-Geral do DF, Camila Rocha.
Facilidades
O Participa DF também reforçou recursos na acessibilidade para continuar atendendo seus mais de 950 mil usuários. As melhorias facilitam a utilização para pessoas com deficiência (PcDs) que usam o programa NVDA – plataforma para a leitura de tela que faz uso de código aberto para “ler” o Windows e facilitar a inclusão digital de deficientes visuais.
“No projeto, essa etapa estava um pouco mais adiante, porém entendemos a necessidade de adiantar essa entrega”, lembra o controlador-geral do DF, Daniel Lima. “Ainda faremos outras alterações em busca de um sistema cada vez mais acessível, pois reconhecemos a importância de dar vez e voz a todo cidadão do DF.”
O Participa DF já conta com quase 1 milhão de cadastros de usuários que utilizam os serviços de ouvidoria e de pedidos de acesso à informação. Em 2023, a plataforma registrou 1,8 mil cadastros de pessoas com algum tipo de deficiência, item incluído a fim de buscar criar ações e projetos para atender a demanda desses cidadãos.
Em caso de dúvida, basta ligar na Central 162 para demais orientações, ou ir presencialmente a uma ouvidoria da rede.
Agência Brasília* | Edição: Chico Neto