Via no coraĆ§Ć£o do Plano Piloto estĆ” fechada para primeira grande intervenĆ§Ć£o desde a construĆ§Ć£o de BrasĆlia; DER optou por obra durante fĆ©rias escolares para evitar transtornos aos usuĆ”rios
O Buraco do Tatu, passagem que liga os eixos RodoviĆ”rio Norte e Sul, no Plano Piloto, estĆ” fechado pelas prĆ³ximas semanas para recuperaĆ§Ć£o da pavimentaĆ§Ć£o de concreto da via. Executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER), a obra vai beneficiar 150 mil motoristas que passam todos os dias pelo local.
De acordo com o superintendente de Obras do DER, Cristiano Cavalcante, serĆ” a primeira reforma da pavimentaĆ§Ć£o desse ponto da via, que Ć© do tempo da construĆ§Ć£o de BrasĆlia e estĆ” degradada. Antes, apenas manutenƧƵes pontuais vinham sendo feitas. A recuperaĆ§Ć£o tambĆ©m deverĆ” pĆ“r fim Ć s trepidaƧƵes sentidas pelos motoristas quando passam pelo tĆŗnel, jĆ” que haverĆ” o nivelamento da pista.
āAgora, foi necessĆ”ria uma intervenĆ§Ć£o mais robusta e definitivaā, avalia Cavalcante. āProcuramos fazer no perĆodo de fĆ©rias escolares para causar o mĆnimo de transtorno possĆvel. Vamos trazer de volta a originalidade do concreto, dando conforto e seguranƧa aos usuĆ”rios.ā
Etapas
A recuperaĆ§Ć£o consiste na retirada do material antigo das juntas de dilataĆ§Ć£o, que une as placas de concreto, e na substituiĆ§Ć£o por um selante com durabilidade prevista de dez anos. As placas que estiverem danificadas serĆ£o substituĆdas por novas. A via tambĆ©m estĆ” passando por um processo de limpeza, que ajuda na retirada do material antigo. TambĆ©m serĆ£o limpas as canaletas de Ć”guas pluviais e os azulejos do Buraco do Tatu.
Cavalcante explica que o trĆ¢nsito estĆ” sendo desviado para os eixinhos Leste e Oeste. Os motoristas tĆŖm a opĆ§Ć£o de dar a volta na plataforma inferior da RodoviĆ”ria. Agentes do DER e do Departamento de TrĆ¢nsito do DF (Detran) estĆ£o monitorando o trĆ”fego na regiĆ£o, onde nĆ£o foram registradas intercorrĆŖncias relacionadas Ć obra.
Para que a manutenĆ§Ć£o seja concluĆda dentro do cronograma, cerca de 100 pessoas se revezam na obra 24 horas por dia, todos os dias da semana. Os investimentos sĆ£o de um contrato anual do Governo do Distrito Federal (GDF) destinado a manutenƧƵes em todo o DF com valor anual de R$ 3 milhƵes.