Cidadania

Fórum de governança discutirá a inovação e a sustentabilidade no setor público

Evento da CGDF reunirá especialistas para a promoção de estratégias eficientes em integridade na administração pública

 

As inscrições para o 3º Fórum de Governança da CGDF estão abertas. Com o tema Governança, Inovação e Sustentabilidade: Estratégias para um setor público eficiente, a Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) recebe servidores para troca de experiências e boas práticas. As inscrições são limitadas e gratuitas e o evento será realizado em 5 de setembro.

O fórum terá duas etapas. Pela manhã, as atividades serão no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e, no período da tarde, na Escola de Governo do DF (Egov). É preciso se inscrever tanto para a palestra quanto para as oficinas.

Este ano, o evento terá como tema Governança, Inovação e Sustentabilidade: Estratégias para um setor público eficiente | Fotos: Divulgação/ CGDF

Pela manhã, os participantes poderão acompanhar o auditor-chefe adjunto de Governança e Inovação do Tribunal de Contas da União (TCU), Jetro Coutinho, falando sobre como a combinação de governança, inovação e estratégias ESG (ambientais, sociais e de governança) pode trazer resultados positivos para o setor público.

O período da tarde será com foco na prática. Oficinas irão abordar temas como redesenho de serviços, insights comportamentais para integridade pública e a análise de programas de integridade privada. As atividades serão conduzidas por especialistas da CGDF e de outras instituições do governo.

A subcontroladora de Governança e Compliance, Cecília Fonseca, avalia a importância da governança para o aperfeiçoamento da administração pública. “Esse é um tema fundamental para eficiência e transparência nos serviços do Estado. A CGDF tem a missão de orientar os órgãos do GDF no assunto, focando no aperfeiçoamento das políticas públicas e na inovação para melhor atender a população”, afirma.

O evento vai apresentar o novo Guia Prático para análise dos Programas de Integridade Privada e lançar o Guia Prático para implantação do Modelo de Governança Pública no GDF.

O fórum será concluído com um debate online entre as lideranças da CGDF sobre controle interno e social, reforçando a integração como chave para um setor público mais eficiente e transparente.

Oficinas práticas

Com ênfase no aprendizado prático, o 3º Fórum de Governança da CGDF recebe atividades divididas em quatro temas principais. São oficinas que abordarão aspectos essenciais da governança e da integridade no setor público.

A oficina sobre governança e redesenho de serviços na prática, liderada por Fernanda Oliveira, ouvidora-geral do DF, trará para debate a questão de como a governança pode ser aplicada no redesenho de serviços públicos, buscando eficiência e melhores resultados para a sociedade.

Insights comportamentais como incentivo à integridade pública será conduzida por Cecília Fonseca, contando também com a participação de especialistas em neurocomunicação. A oficina irá explorar o uso de insights comportamentais como ferramenta para promover a integridade na administração pública.

Como analisar programas de integridade privada terá a orientação de Letícia Cardoso, diretora de Políticas Públicas de Governança (Dipog) da CGDF, que proporcionará aos participantes conhecimento sobre as formas de avaliar programas de integridade no setor privado, com foco na aplicação dessas práticas no contexto governamental.

Como implementar um Comitê Interno de Governança (CIG) será a pauta de Fabiana de Oliveira, diretora de Comitês Internos de Governança (Dicig) da CGDF. A atividade vai ensinar os passos para a criação e implementação de CIGs, essenciais para fortalecer a gestão estratégica nas secretarias do DF.

Confira a programação do evento

Por Agência Brasília, com informações da CGDF | Edição: Vinicius Nader