Obras

UBS 13 de Planaltina: Reforma predial aprimora atendimento à população

Salas para acolhimento, curativos e vacina estão entre as mudanças

 

As obras de manutenção na Unidade Básica de Saúde (UBS) 13 de Planaltina, entregues oficialmente na sexta-feira (23), marcam uma nova etapa da Secretaria de Saúde (SES-DF) para aprimorar a infraestrutura e a qualidade do atendimento na região. Situada no Núcleo Rural São José, a unidade passou por uma série de intervenções que resultaram em reformas tanto para os usuários quanto para os profissionais de saúde.

As mudanças incluem salas para o acolhimento dos pacientes, para realização de curativos, hidratação venosa e atendimento de casos de parada cardiorrespiratória, e para administração de vacinas e imunobiológicos | Fotos: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF

Entre as mudanças realizadas, houve manutenção do antigo espaço de espera, que foi dividido, dando origem a salas para o acolhimento dos pacientes, para realização de curativos, hidratação venosa e atendimento de casos de parada cardiorrespiratória, e para administração de vacinas e imunobiológicos, com climatização adequada para o armazenamento dos imunizantes.

“Com os novos espaços, podemos oferecer um atendimento com mais privacidade, beneficiando tanto os usuários quanto os servidores. As mudanças também proporcionaram um ambiente mais salubre, onde os profissionais passaram a desempenhar suas funções de forma mais regular e dedicada, melhorando a qualidade do atendimento”, explicou o enfermeiro Moacir Júnior, coordenador da equipe de Saúde da Família (eSF) da unidade.

A manutenção também incluiu a criação de um espaço privativo para os agentes comunitários de saúde (ACSs) fazerem o registro das visitas domiciliares, atendimento aos beneficiários do programa Bolsa Família e orientações individuais aos usuários da unidade. “Agora temos um espaço melhor para lançar visitas, atualizar cadastros e trabalhar com mais tranquilidade. Isso reflete diretamente na qualidade do atendimento que oferecemos à população”, avaliou o agente Éder Oliveira, que atua na UBS há 13 anos.

“Com os novos espaços, podemos oferecer um atendimento com mais privacidade, beneficiando tanto os usuários quanto os servidores”, explicou o enfermeiro e coordenador da equipe de Saúde da Família (eSF) da unidade, Moacir Júnior

Além disso, a unidade recebeu pintura, troca de fiação elétrica, melhorias na pavimentação interna e adaptação da sala da farmácia conforme os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Na parte externa, foram realizados calçamento, instalação de cercas de proteção e cobertura para acomodar a Unidade Odontológica Móvel (UOM), única no DF, que proporciona serviços odontológicos à comunidade. Também foi criada uma área para a realização de práticas integrativas em saúde e um depósito para material de limpeza.

O subsecretário de Infraestrutura em Saúde, Leonidio Neto, ressaltou a importância do investimento na manutenção. “A realização desse trabalho é resultado do compromisso do governador Ibaneis Rocha, da vice-governadora Celina Leão e da secretária de Saúde, Lucilene Florêncio. Foram investidos cerca de R$ 280 mil nessa manutenção, trazendo maior conforto para nossos servidores e usuários. Esse cuidado está sendo aplicado em toda a nossa rede, priorizando os locais com maior necessidade”, afirmou.

A UBS 13 de Planaltina atende a cerca de 1.700 usuários cadastrados, com uma média de 720 atendimentos mensais. Essa unidade oferece cuidados longitudinais, ou seja, para todos os ciclos da vida, desde os recém-nascidos até idosos, com ações de promoção, prevenção e reabilitação da saúde.

 

Por Agência Brasília, com informações da SES-DF | Edição: Ígor Silveira