Cidadania

Ação atende 20 pessoas em situação de rua no DF durante o fim de semana

Operação coordenada pelo GDF passou pelo Plano Piloto oferecendo orientações e acesso a programas de assistência social

 

Os órgãos que integram o Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua, coordenado pela Casa Civil, comandaram ações de acolhimento em áreas do Plano Piloto no fim de semana. Durante a operação, foram encontradas e atendidas 20 pessoas pelas equipes do Governo do Distrito Federal (GDF), que ofertaram serviços públicos nas áreas de saúde, qualificação e emprego, moradia e acolhimento.

Operações realizadas durante o final de semana, no Plano Piloto, atenderam 20 pessoas em situação de rua; serviços públicos e acesso a programas sociais do GDF foram oferecidos durante as abordagens | Foto: Matheus H. Souza/ Agência Brasília

No sábado (31), foram 12 pessoas atendidas em quatro pontos ao longo da via L4 Norte, sendo três nas proximidades da Vila Planalto e uma perto da Estação de Tratamento da Companhia Ambiental de Saneamento do Distrito Federal (Caesb). Nos locais, foram desconstituídas sete estruturas precárias e um caminhão de entulho foi removido com materiais inservíveis, encaminhados para a Unidade de Recebimento de Entulhos (URE) do Serviço de Limpeza Urbana (SLU)

Já no domingo (1), oito pessoas foram atendidas nos sete pontos. As equipes passaram pela 302 Sul, perto da chamada Rua das Farmácias, pela Quadra 2 do Setor Comercial Norte (SCN), pelos arredores do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) e do shopping Liberty Mall, pela N4 Leste e também pela 416 Norte, próximo ao Deck Norte. Nestes locais foram desconstituídas cinco estruturas precárias e removido um caminhão de entulho.

Além da Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal), participam das abordagens profissionais das secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes-DF); Saúde (SES-DF); Educação (SEEDF); Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF); Segurança Pública (SSP-DF); e Justiça e Cidadania (Sejus-DF), além do SLU, da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), da Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab), do Departamento de Trânsito (Detran), das polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros Militar e do Conselho Tutelar.

Auxílios e assistência social

Durante as abordagens, o GDF oferece diversos serviços públicos que incluem saúde, educação, assistência social, orientação sobre cuidados com animais domésticos e benefícios como deslocamento interestadual – além de um auxílio excepcional de R$ 600 para aqueles sem condições de pagar aluguel. Também são disponibilizadas vagas em abrigos e programas de qualificação profissional, como o RenovaDF e cadastro para unidades habitacionais.

As ações de acolhimento seguem as diretrizes do Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua do DF. O Distrito Federal foi a primeira unidade da Federação a apresentar um plano de política pública após a suspensão, pelo Supremo Tribunal Federal, das ações de abordagem à população de rua no último ano. Os trabalhos de acolhimento começaram a ser implementados após uma fase de testes em maio, quando o GDF realizou visitas na Asa Sul e em Taguatinga, atendendo cerca de 50 pessoas com assistência social e oferta de serviços públicos.

 

Por Jak Spies, da Agência Brasília | Edição: Carolina Caraballo