500 estudantes da rede pĂșblica e privada participaram da cerimĂŽnia com diversas apresentaçÔes
A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) participou do desfile de 7 de setembro, data em que se comemora os 202 anos de independĂȘncia. A cerimĂŽnia realizada na Esplanada dos MinistĂ©rios contou com a apresentação de 500 estudantes das redes pĂșblica e privada, divididos em oito escolas, alĂ©m de 50 servidores da secretaria e sete representantes das coordenaçÔes regionais de ensino (CREs). Cerca de 30 mil pessoas compareceram ao evento. A secretĂĄria de Educação do DF, HĂ©lvia ParanaguĂĄ, esteve presente.
Na festividade, as escolas presentes realizaram apresentaçÔes com temĂĄticas envolvendo homenagens ao povo gaĂșcho. Para a Escola Classe 4 do NĂșcleo Bandeirante, por exemplo, o tema foi âSomos todos gaĂșchos e prendasâ. AlĂ©m disso, os alunos tambĂ©m fizeram referĂȘncia Ă CĂșpula do G20, que concentra as 19 maiores economias do mundo, UniĂŁo Europeia e UniĂŁo Africana, jĂĄ que o prĂłximo encontro serĂĄ realizado em novembro, no Rio de Janeiro, e atualmente o Brasil estĂĄ na presidĂȘncia. O Centro Educacional 619 de Samambaia desfilou com as bandeiras representando cada estado brasileiro.
Uma grande novidade este ano foi a apresentação de alunos com deficiĂȘncia da Escola Classe 4 do NĂșcleo Bandeirante. Gustavo de Souza, aluno do 5Âș ano do colĂ©gio, se apresentou em Libras ao Presidente da RepĂșblica. âEstou nervoso, mas tambĂ©m estou feliz por causa da inclusĂŁo. Ă muito bom estar todo mundo junto e participar do desfileâ.
Maria Augusta Ferreira, mais conhecida como Tia Augusta, Ă© professora hĂĄ quase 30 anos da Secretaria de Educação. âO mais bacana Ă© que o nosso programa do quinto ano envolve cidadania e casou justamente com o conteĂșdo do desfile. EntĂŁo, a gente reforçou esses valores e levou as crianças a entenderem que era um orgulho estar na avenida. Eles vĂȘm para representar o povo gaĂșcho, para mostrar a força desse povoâ, destacou.
TambĂ©m passaram pela avenida atletas olĂmpicos que representaram o Brasil nas OlimpĂadas sediadas em Paris, como Caio Bonfim, ex-aluno do Programa Centro de Iniciação Desportiva (CID) da Secretaria de Educação do DF, alĂ©m de militares das Forças Armadas, policiais militares e o Corpo de Bombeiros. A Esquadrilha da Fumaça encerrou o evento.