Cidadania

Idosos têm dia de lazer em ação social da campanha Vem Brincar Comigo no festival Na Praia

Iniciativa realizada em parceria com o GDF ofereceu atividades de recreação para 280 idosos atendidos por instituições sociais do Distrito Federal

 

Movimento, diversão e muita convivência social. Assim foi a manhã do aposentado Ivo Arno Hameste, de 85 anos, um dos 280 idosos que participaram de uma ação da campanha Vem Brincar Comigo, do Governo do Distrito Federal (GDF), que aconteceu no espaço do festival Na Praia, no Setor de Clubes Sul. Prestes a fazer 86 anos, seu Ivo não quer saber de sedentarismo. Ele conta que adora praticar atividades físicas ao longo da semana e, nesta quinta-feira (19), não foi diferente.

“Essa ação ocorre justamente para levar esse lembrete para a população de que a gente vai chegar na fase da terceira idade e vai ter a nossa memória afetiva de um dia quando nós éramos mais jovens; de quando nós éramos crianças. A memória criada na infância repercute por toda a vida”, diz a primeira-dama Mayara Noronha Rocha | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

“Na minha rotina tem hidroginástica, pilates e dança de salão. Aqui eu participei de todas as atividades. Nunca estive em um lugar tão acolhedor. É uma experiência que vou guardar na memória pelo resto da minha vida. Eu sou muito grato a tudo que estou vivendo aqui, onde estou fazendo mais amigos e me divertindo com colegas”, relata.

A iniciativa recebeu idosos de regiões periféricas do Distrito Federal, como Samambaia, Guará, São Sebastião, Gama, Brazlândia, Taguatinga e Sobradinho. Os passeios contam com ilhas de recreação que envolvem atividades aquáticas, práticas esportivas, arvorismo, ações educativas e oferta de lanche.

A manhã do aposentado Ivo Arno Hameste, um dos 280 idosos que participaram de uma ação da campanha Vem Brincar Comigo, foi de movimento, diversão e muita convivência social

“Essa ação ocorre justamente para levar esse lembrete para a população de que a gente vai chegar na fase da terceira idade e vai ter a nossa memória afetiva de um dia quando nós éramos mais jovens; de quando nós éramos crianças. A memória criada na infância repercute por toda a vida. Então, hoje nós temos brincadeiras, eles estão se divertindo aqui e estão guardando uma memória afetiva. E isso faz parte do Vem Brincar Comigo”, explica a primeira-dama Mayara Noronha Rocha, idealizadora da campanha.

Do total de participantes da ação desta quinta, cerca de 240 faziam parte do programa Bombeiro Amigo, do Corpo de Bombeiros Militar do DF, que oferece para pessoas idosas atividades educativas, esportivas, culturais, recreativas e de convivência. A major Sibele Soares Rocha, coordenadora pedagógica de programas sociais do CBMDF, diz que a participação dos idosos do programa nesse tipo de atividade costuma ser bastante concorrida.

“Esse momento da vida tem que ser uma festa, tem que ser uma comemoração. E nossos idosos participam muito, temos uma adesão enorme. Eles estão superanimados, e estão curtindo, vão aproveitar aqui desde o início até o final. Esses passeios são importantíssimos. A vivência que eles têm aqui é uma oportunidade única”, afirma.

A aposentada Mariana Lenira Paulino, de 60 anos, faz parte do programa Bombeiro Amigo do Gama e conta que sempre participa dos passeios realizados em parceria com este GDF.

A major Sibele Soares Rocha, coordenadora pedagógica de programas sociais do CBMDF, diz que a participação dos idosos do programa nesse tipo de atividade costuma ser bastante concorrida

“Eu acho que esse dia é importante para ter um momento de convivência; todo mundo faz novas amizades. Todos os momentos felizes que a gente passa aqui a gente guarda na memória. Foi maravilhoso”, declara.

Arrecadação de brinquedos

Em sua quinta edição, a campanha Vem Brincar Comigo arrecada brinquedos para serem doados a crianças em situação de vulnerabilidade social, com o apoio da população e da sociedade civil, para serem distribuídos em eventos com apoio do GDF. A iniciativa faz parte do calendário oficial do DF. Nas quatro últimas edições, foram arrecadados e distribuídos 95 mil brinquedos. Apenas no ano passado, foram coletados 17 mil produtos.

A aposentada Mariana Lenira Paulino faz parte do programa Bombeiro Amigo do Gama e conta que sempre participa dos passeios realizados em parceria com este GDF

“A expectativa deste ano é superar a marca de 2023, justamente para chegar naqueles que mais precisam. Nós temos crianças no Distrito Federal com duras realidades. E muitas delas, quando recebem um brinquedo, guardam por toda a vida. Quando eu falo que brincadeira de criança é coisa séria é porque a criança de hoje vai crescer e a parte infantil é primordial para o desenvolvimento adulto”, reforça a primeira-dama Mayara Noronha Rocha.

A campanha teve início em 20 de agosto e se estende até 10 de outubro. Os brinquedos poderão ser levados até os pontos de coleta estrategicamente distribuídos em diversos órgãos do GDF e nos batalhões do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). O objetivo é facilitar o acesso e a participação.

 

Por Mayara da Paz, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno