Mobilidade

Moradores de Taguatinga têm novas linhas de ônibus e contam com Transporte de Vizinhança

Os populares zebrinhas já estão circulando na região, junto a novas frotas que reforçam a mobilidade no DF. Confira os horários e saiba quais são os investimentos do GDF no setor rodoviário

 

Na sequência de Águas Claras e Arniqueira, Taguatinga passou a ser a terceira região administrativa do Distrito Federal a contar com novas linhas de Transporte de Vizinhança, os populares zebrinhas. Desde 2023, outras regiões têm recebido o serviço, que antes circulava apenas no Plano Piloto. Bem aceitos pela população e passando por ampliação na frota e nas viagens, os miniônibus são identificados visualmente na cor vermelha com listras brancas e possuem tarifa de R$ 2,70 – além de serem equipados com ar-condicionado.

De 2019 até setembro deste ano foram 252 linhas de ônibus criadas e retomadas pelo governo, ampliando a oferta de ônibus no Distrito Federal. Da Rodoviária de Taguatinga, por exemplo, saem cerca de 206 veículos apenas no período da manhã | Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília

Já utilizando os novos zebrinhas de Taguatinga, o estudante Felipe Rodrigues, 19 anos, descreve a linha como uma boa alternativa pela rota rápida e, especialmente, pelo ar-condicionado. Morando na região, o jovem gasta menos de sete minutos no trajeto de casa até a faculdade. “Antes, eu tinha que esperar outros ônibus e, esse aqui, tem a rota certinha para eu descer na faculdade; é bem mais rápido. Eu quase sempre pego ele, facilita bastante a vida do passageiro”.

O comerciante de 64 anos Elias Silva, por sua vez, mora em Arniqueira e tem como deslocamento principal levar a netinha até a escola ou ir à igreja. Ele afirma que opta pelo Transporte de Vizinhança pela praticidade e rapidez. “Aqui tem bastante condução, mas passam todas no mesmo horário, então complica um pouco para a gente. E aí o Zebrinha trouxe essa celeridade; às vezes você perde um ou dois ônibus, mas logo depois já vem um Zebrinha. Isso tem ajudado bastante a população de Arniqueira”, observa.

O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, destaca que o sistema atende bairros específicos e foi reativado para facilitar a locomoção em áreas locais, sendo uma alternativa mais rápida e barata. “É para atender essa demanda localizada, onde a pessoa não precisa pegar grandes circulares ou vias expressas para acessar comércios ou órgãos públicos. Também oferece uma viagem mais confortável e tem essa identificação específica para não confundir com as vias convencionais. Nós temos que olhar sempre para a modernidade e o avanço tecnológico do nosso transporte; essa é a determinação do nosso governador”, pontua.

O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, destaca que o sistema atende bairros específicos e foi reativado para facilitar a locomoção em áreas locais, sendo uma alternativa mais rápida e barata

Investimentos no DF

Entre os que já perceberam o aumento da frota de ônibus circular em Taguatinga está o estudante Lucas de Sousa, de 19 anos. Ele mora em Samambaia, mas vez ou outra precisa ir a Taguatinga para fazer alguns trabalhos de estágio da faculdade. “Dá para ver que está tendo mais ônibus para outras regiões, especialmente em Taguatinga. Aumentar a quantidade de ônibus significa menos tempo esperando na parada e menos tempo gasto para chegar aos lugares, então facilita um pouco a vida”, reforça.

De 2019 até setembro deste ano foram 252 linhas de ônibus criadas e retomadas pelo governo, ampliando a oferta de ônibus no Distrito Federal. Da Rodoviária de Taguatinga, por exemplo, saem cerca de 206 veículos apenas no período da manhã. Além das frotas renovadas, o Governo do Distrito Federal (GDF) investiu na modernização do setor com novos terminais, corredores exclusivos e pagamento digital, visando tornar o transporte mais eficiente e seguro.

Arte: Fábio Nascimento/Agência Brasília

O secretário de Transporte e Mobilidade ressalta que, mesmo com a pandemia, o DF foi a região que mais rapidamente retomou os níveis de transporte público pré-pandemia, mantendo 100% da frota em operação e sem demissões de rodoviários. Isso permitiu o retorno dos passageiros, atualmente em níveis superiores ao período anterior à crise sanitária.

“O governo monitora e ajusta a demanda de transporte público semanalmente, ampliando horários e frota conforme o necessário, especialmente nos horários de pico. Os usuários estão entendendo que o transporte público é uma maneira mais sustentável, econômica e rápida de se deslocar. Brasília sofre uma migração interna de mais de um milhão de pessoas durante 8h por dia, e isso é um desafio para o sistema. Mas a determinação do governador é sempre atender as demandas onde elas surgem”, acentua.

 

Por Jak Spies, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno