Obras

GDF atua na recuperação de via danificada pelas chuvas na Quadra 108 do Pôr do Sol

Em visita ao local nesta terça-feira (21), a governadora em exercício Celina Leão anunciou ações emergenciais e planos para obras definitivas de drenagem e pavimentação na região administrativa

 

A governadora em exercício Celina Leão esteve, nesta terça-feira (21), na Quadra 108 do Pôr do Sol, área afetada pelas chuvas nos últimos dias. Durante a visita, ela anunciou projetos definitivos para a região e ressaltou as ações emergenciais para recuperar a infraestrutura danificada.

A governadora em exercício Celina Leão ressaltou a importância das ações rápidas da Secretaria de Obras e Infraestrutura, que recuperou a pavimentação danificada, especialmente em um local de grande circulação de ônibus | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

“Temos sofrido com os efeitos climáticos, não só o DF, mas o mundo todo. E aqui, nós não paramos, as equipes não pararam nem um dia”, afirmou Celina Leão. A governadora em exercício ressaltou a importância das ações rápidas da Secretaria de Obras e Infraestrutura, que recuperou a pavimentação danificada, especialmente em um local de grande circulação de ônibus. “Hoje, ainda entregaremos novamente essa avenida à população do Pôr do Sol”, completou.

O secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casemiro, detalhou as ações para minimizar os danos. “Aqui, com a chuva, o asfalto foi totalmente arrancado, então a Novacap veio e retirou. O pavimento estava solto e agora estamos recolocando o pavimento”, explicou. Ele também destacou a importância das medidas paliativas em andamento, como a colocação de grelhas e a implementação de sistemas para direcionar a água para o sistema de drenagem antigo. “Essa obra aqui é de recolocação do pavimento e, como medida paliativa, vamos colocar grelhas e sistemas como um quebra-molas para diminuir a força da água que desce aqui”, afirmou Valter Casemiro.

Para a dona de casa Ludimila Cavalcante, 36 anos, as ações trazem uma sensação de alívio

O secretário também mencionou que, enquanto os projetos definitivos de drenagem e pavimentação não estão prontos, as medidas emergenciais estão sendo implementadas para amenizar os problemas. “Estamos fazendo medidas paliativas porque o nosso projeto definitivo está em elaboração. Quando ele estiver pronto, vamos atacar com todo o sistema de drenagem definitivo”, disse.

Para a dona de casa Ludimila Cavalcante, 36 anos, as ações trazem uma sensação de alívio. “A governadora pediu um pouco de paciência porque a situação está bem difícil. A água desce muito forte aqui e vão fazer as obras de drenagem. Nós, moradores, nunca tivemos essa atenção, e agora, graças a Deus, vieram nos ouvir. Estamos acreditando que vai melhorar em definitivo”, afirmou Ludmila, que mora na região. “Está dando para respirar um pouquinho mais aliviada. Estamos vendo que o governo está vindo realmente e fazendo.”

 

Por Victor Fuzeira, da Agência Brasília | Edição: Ígor Silveira