Ferramenta facilita descarte de resĂduos e informações sobre coletas no DF, alĂ©m de oferecer conteĂşdos educativos
Quer saber os dias e horários das coletas de resĂduos no Distrito Federal? O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) disponibiliza todas as informações sobre a coleta seletiva e convencional das 35 regiões administrativas do DF por meio do aplicativo SLU Coleta DF. A ferramenta permite que os usuários acompanhem, em tempo real, a localização dos caminhões durante a coleta.
DisponĂvel para dispositivos Android e iOS, o aplicativo tem como objetivo aproximar os cidadĂŁos dos serviços de limpeza urbana e facilitar o descarte correto de resĂduos. “Nosso objetivo Ă© garantir que a população tenha informações claras e precisas sobre onde e quando os serviços sĂŁo prestados. Com esses dados, o cidadĂŁo pode se organizar para separar e descartar seus resĂduos corretamente”, explica o coordenador de Geoinformação do SLU, Victor Alexsander Oliveira Silva.

DisponĂvel para os sistemas Android e iOS, a ferramenta inovadora tem como objetivo aproximar os cidadĂŁos dos serviços de limpeza urbana, facilitando o descarte correto de resĂduos.
“A nossa meta Ă© que todo mundo tenha a informação mais clara e mais precisa de onde e quando os nossos serviços sĂŁo prestados. Uma vez que o cidadĂŁo tem esses dados, ele consegue se organizar para condicionar o seu resĂduo da maneira mais adequada para a nossa coleta”, explica o coordenador de Geoinformação do SLU, Victor Alexsander Oliveira Silva.
AlĂ©m de facilitar o descarte, o aplicativo oferece uma sĂ©rie de funcionalidades que tornam a coleta mais simples e eficiente, como as notificações personalizadas (alertas de quando o caminhĂŁo de coleta está prĂłximo, ajudando os moradores a se organizarem), pontos de entrega voluntária (PEVs) e orientações sobre separação de resĂduos.
O SLU Coleta DF ainda conta com outras abas, direcionadas a conteĂşdos educativos sobre gestĂŁo de resĂduos, compostagem e reciclagem, e tambĂ©m possibilita o contato com a Ouvidoria, em aba que orienta a maneira pela qual os usuários podem enviar demandas, dĂşvidas e sugestões.

Coleta de resĂduos no DF
O SLU segue um cronograma de coletas para facilitar a separação dos materiais, sendo a coleta convencional destinada a resĂduos orgânicos e rejeitos, enquanto a coleta seletiva abrange materiais recicláveis. Elas sĂŁo feitas de segunda a sábado, em dias alternados, em todas as regiões administrativas do DF.
O aplicativo conta com um recurso de localização para que os usuários possam verificar os horários e pontos de coleta mais prĂłximos. “Com essa funcionalidade, a pessoa pode programar e entregar os resĂduos diretamente no horário dos pontos, sendo permitido colocar o resĂduo atĂ© duas horas antes do inĂcio da coleta”, destaca Victor. “A gente cumpre a nossa parte, fiscalizando e monitorando os caminhões de coleta, mas a população tambĂ©m tem que cumprir a parte dela de colocar o lixo para fora no dia e no horário adequado”.
Monitoramento e tecnologia
A ideia do aplicativo surgiu da necessidade do SLU de monitorar os serviços prestados pelas empresas terceirizadas. “Com os dados de rastreamento em mãos, pensamos: por que não disponibilizar essa informação para a população? Assim nasceu o aplicativo”, relembra o coordenador.
Todos os caminhões que prestam serviço ao SLU possuem um sistema de rastreamento que transmite informações como localização, odômetro e velocidade. Esses dados são armazenados na central de informações da empresa e depois transmitidos para o banco de dados do SLU, garantindo maior transparência e eficiência na prestação do serviço.
Por ThaĂs Umbelino, da AgĂŞncia BrasĂlia | Edição: ĂŤgor Silveira