Local recebeu pintura nova, melhorias de acessibilidade, troca do forro, entre outras açÔes
O Centro de ConvivĂȘncia e Fortalecimento de VĂnculos (Cecon) do Gama Oeste passou por melhorias significativas em sua estrutura. O espaço recebeu pintura nova, melhorias de acessibilidade, troca do forro, alĂ©m da readequação das instalaçÔes elĂ©tricas e dos banheiros. A entrega simbĂłlica da unidade ocorreu nesta quinta-feira (26).
O local estava em manutenção desde agosto de 2024. Durante a execução das obras, a equipe garantiu a continuidade do atendimento aos cidadĂŁos dentro do prĂłprio centro de convivĂȘncia, que ainda recebeu novos mobiliĂĄrios, computadores e aparelhos de ar-condicionado, proporcionando maior conforto tanto para os servidores quanto para a população.
âO Centro de ConvivĂȘncia desempenha um papel fundamental para nossa população. Nesses locais sĂŁo realizadas atividades que promovem lazer, interação comunitĂĄria e o desenvolvimento de habilidades, respeitando as vivĂȘncias de cada faixa etĂĄriaâ, destaca a secretĂĄria de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra. âEntĂŁo entregar um espaço renovado, confortĂĄvel e seguro, fortalece ainda mais esse serviçoâ.
A chefe substituta do Cecon Gama Oeste, Cladinice Lima, destaca uma atividade realizada na Casa Rosada, um espaço dentro da unidade onde um grupo de mulheres participa de cursos de culinĂĄria, beleza e outros temas, com o objetivo de promover a autonomia e o empreendedorismo feminino. âAtualmente, elas estĂŁo aprendendo a fazer massas, e a proposta Ă© que consigam transformar esses conhecimentos em uma fonte de rendaâ, afirma.
O Cecon Gama Oeste dispÔe de diversas instalaçÔes, incluindo salas para atividades em grupo, auditório, quadra poliesportiva, biblioteca, banheiros, copa e salas para atividades administrativas dos servidores.
A equipe, formada por educadores sociais e técnicos administrativos, atende crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, além de grupos intergeracionais que abrangem pessoas de 18 a mais de 60 anos. Também são realizadas atividades com um grupo do programa Incentiva DF, voltado para jovens entre 15 e 18 anos. Os jovens que frequentam o Cecon Gama participaram do videoclipe de lançamento oficial do programa, realizado em abril deste ano.
Serviço de ConvivĂȘncia
Geridos pela Secretaria de Desenvolvimento Social, os 16 Cecons do DF promovem o Serviço de ConvivĂȘncia e Fortalecimento de VĂnculos (SCFV), organizando atividades por grupos de diferentes idades. O objetivo Ă© desenvolver açÔes que atendam Ă s necessidades especĂficas de cada fase da vida, alĂ©m de incentivar a interação entre pessoas de diversas faixas etĂĄrias, possibilitando a troca de conhecimentos e experiĂȘncias.
A inclusĂŁo no Cecon ocorre por meio de encaminhamento de diferentes ĂłrgĂŁos, alĂ©m da busca direta da população pelo serviço, sempre por meio do Centro de ReferĂȘncia de AssistĂȘncia Social (Cras) do territĂłrio.
Por AgĂȘncia BrasĂlia, com informaçÔes da Secretaria de Desenvolvimento Social | Edição: Ăgor Silveira
