Cidadania

ConferĂȘncia Distrital de Direitos Humanos Ă© marcada para os dias 2 e 3 de outubro

Nona edição do encontro reunirĂĄ sociedade civil e poder pĂșblico para debater estratĂ©gias de proteção e promoção dos direitos humanos no DF

 

O Conselho Distrital de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (CDPDDH), vinculado Ă  Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), realizarĂĄ nos dias 2 e 3 de outubro a IX ConferĂȘncia Distrital de Direitos Humanos, na Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape). O evento terĂĄ inĂ­cio Ă s 8h, com inscriçÔes abertas atĂ© 29 de setembro pelo site do encontro.

O tema desta edição Ă© “Por um sistema nacional de direitos humanos: consolidar a democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas”. A conferĂȘncia reunirĂĄ representantes do poder pĂșblico e da sociedade civil em palestras e debates para identificar violaçÔes, propor estratĂ©gias de enfrentamento e elaborar diretrizes que orientem a atuação em defesa dos direitos humanos.

Como funciona

ParticiparĂŁo 200 delegados, observadores e convidados, que terĂŁo papel essencial na elaboração de um relatĂłrio com atĂ© 21 propostas de atuação — trĂȘs para cada eixo temĂĄtico, alĂ©m de trĂȘs suplementares. TambĂ©m serĂĄ feita a eleição dos representantes do Distrito Federal para a ConferĂȘncia Nacional de Direitos Humanos, prevista para os dias 10 a 12 de dezembro deste ano.

Os trabalhos serão conduzidos em eixos de debate, entre eles: Enfrentamento das violaçÔes e retrocessos; Igualdade e justiça social; e Justiça climåtica, meio ambiente e direitos humanos.

“Poder criar espaços de escuta e participação para toda a comunidade interessada Ă© fundamental nĂŁo apenas para proteger, mas tambĂ©m para fortalecer e aprimorar polĂ­ticas pĂșblicas em favor dos direitos humanos”, destaca a secretĂĄria de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani.

Sobre o conselho

O Conselho Distrital de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (CDPDDH) Ă© um ĂłrgĂŁo colegiado de carĂĄter consultivo e deliberativo que integra a estrutura da Sejus. Sua função Ă© propor, acompanhar e avaliar polĂ­ticas pĂșblicas voltadas Ă  promoção e defesa dos direitos humanos no Distrito Federal. O colegiado tambĂ©m atua no recebimento de denĂșncias de violaçÔes, no encaminhamento de demandas aos ĂłrgĂŁos competentes e na articulação entre poder pĂșblico e sociedade civil para o fortalecimento da cultura de respeito aos direitos fundamentais.

Confira o regimento interno da conferĂȘncia aqui.

ConferĂȘncia Distrital de Direitos Humanos

‱ Data: 2 e 3 de outubro
‱ Horário: Das 8h às 17h
‱ Local: Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (SGAS 907)
‱ InscriçÔes: AtĂ© 29 de setembro pelo site da ConferĂȘncia

 

Por AgĂȘncia BrasĂ­lia, com informaçÔes da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) | Edição: Carolina Caraballo