Obras

De infraestrutura a educação, obras transformam a realidade do Itapoã

Os mais de 65 mil moradores receberam ruas asfaltadas e com drenagem, calçadas, rodoviária, escolas e um viaduto, que é a maior obra do Complexo Viário Saída Leste

 

“O Itapoã está transformado.” A afirmação poderia ser de um gestor público, mas tem ainda mais peso por vir de uma moradora da região. Josetéia Daina vive na Quadra 379. Além de ter sua rua asfaltada, ela viu a cidade receber uma série de obras recentemente. “Asfalto, rodoviária, aquele viaduto ali, então… Tem a escolinha nova, na 203, onde está meu filho de 4 aninhos e a minha netinha de 5 anos”, elenca a auxiliar de serviços gerais. “Esse ano realmente foi só evolução”, comemora.

A fala de Josetéia é quase um roteiro das obras do Governo do Distrito Federal (GDF) na região. O asfalto que ela menciona já chegou ou chegará em breve às quadras 202, 203, 318, 366, 378 e 379, além de trechos da Avenida Brasil e da marginal da DF-001. E não foi só a pavimentação. Os locais também terão drenagem e calçadas com acessibilidade.

No Capão da Erva, foi iniciada a fresagem da estrada de 6 Km que liga a DF-250 à DF-330 para facilitar o tráfego de moradores, sobretudo, das crianças que precisam ir à escola | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

“As crianças iam para escola e chegavam com os pés cheios de lama ou com as roupinhas cheias de poeira. Mais de 20 anos que a gente estava esperando esse asfalto”, conta a aposentada Raimunda Caetano, outra moradora da 379. “A gente não podia vestir uma roupa para ir a um lugar que chegava toda melada de lama. Agora está maravilhoso, excelente. Estamos chiques”, emenda, aos risos, a vizinha Maria das Dores Santana.

Seguindo o roteiro, ali mesmo, pertinho da 379, está a nova rodoviária do Itapoã. A construção recebeu investimento de R$ 5,6 milhões e foi entregue no mês passado, para o benefício de mais de 30 mil pessoas. E não só passageiros. “O ponto ficou melhor, a localização também ficou boa para a gente que trabalha de motorista. O banheiro ficou bom, ponto de descanso também e a área é bem arejada”, aponta o condutor Gerson Soares. “Antes, o pessoal tinha que ir para o Paranoá. Agora está mais perto e adicionaram mais linhas”, completa o cobrador Arthur Xavier.

Mais obras

E “aquele viaduto ali, então”? Inaugurado em abril deste ano, com investimento de R$ 95 milhões, ele é a maior obra do Complexo Viário Saída Leste e atende, diariamente, 60 mil motoristas que trafegam pelo Itapoã e pelo Paranoá. “Quantas mortes houve ali? E hoje em dia você vê que o fluxo de carros é bom”, exalta Josetéia. “Foi uma obra sensacional, que mudou a cara do Itapoã. O Itapoã hoje é uma outra cidade depois do viaduto”, enfatiza o administrador regional, Dilson Bulhões.

Maria das Dores: “A gente não podia vestir uma roupa para ir a um lugar que chegava toda melada de lama. Agora está maravilhoso, excelente”

O administrador observa ainda que não são apenas as obras de infraestrutura. Há também investimentos em educação e assistência social, por exemplo. Entre as entregas, estão a já citada Escola Classe 203, a Escola Classe 502, no Itapoã Parque, e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras). “O Governo do Distrito Federal tem um olhar diferenciado para o Itapoã.”

O núcleo rural também é atendido. O Córrego Bálsamo já ganhou calçada em alguns trechos, enquanto em outros o serviço está em execução. No Capão da Erva, foi iniciada a fresagem da estrada de 6 Km que liga a DF-250 à DF-330 para facilitar o tráfego de moradores, sobretudo, das crianças que precisam ir à escola.

 

Por Fernando Jordão, da Agência Brasília | Edição: Ígor Silveira