Obras

Equipes finalizam a limpeza interna e Ășltimos retoques no entorno do Teatro Nacional

Ação desta quarta-feira (18) antecede a reabertura da principal praça cultural de Brasília; inauguração terå programação em seis atos a partir desta quarta-feira (18)

 

Pensando na reabertura do Teatro Nacional ClĂĄudio Santoro, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) deu os Ășltimos retoques durante trĂȘs dias. Uma equipe de 11 funcionĂĄrios realizou a limpeza e o recolhimento de entulho do local e de suas ĂĄreas prĂłximas.

Foram retirados dois caminhÔes, com um total de mais de 20 toneladas de entulhos e lixos da parte interna e ao redor do espaço.

Em relação ao aspecto ambiental e à redução de desperdício, a Novacap reutilizou a ågua do Viveiro 2 reaproveitada após ser empregada na irrigação das mudas do local.

Desde segunda-feira (16), os trabalhadores iniciaram limpeza do espaço e das calçadas, utilizando caminhão-pipa e desobstutuidores, com a conclusão do trabalho hoje.

“A reabertura do Teatro Nacional Ă© mais do que uma obra bem-sucedida. Estamos devolvendo para as pessoas um dos grandes espaços culturais do paĂ­s, nĂŁo apenas em tamanho, mas em importĂąncia e simbolismo”, destacou o presidente da Novacap, Fernando Leite.

Reforma

Com investimento de R$ 70 milhĂ”es, a Novacap e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa finalizaram a primeira etapa da reforma do Teatro Nacional. Essa fase consistiu na adequação da infraestrutura para as diretrizes atuais, bem como a recuperação da sala Martins Pena. O GDF anĂșncio hoje o investimento de R$ 315 milhĂ”es na prĂłxima fase da obra. Os projetos das demais etapas incluem a Sala Villa-Lobos, o Espaço Dercy Gonçalves, a Sala Alberto Nepomuceno e o anexo.

A Sala Martins Pena serĂĄ reinaugurada com a capacidade ampliada. SerĂŁo 480 lugares, sendo 470 poltronas e os demais em ĂĄreas especĂ­ficas para cadeirantes e pessoas com deficiĂȘncia visual com apoio de cĂŁo-guia. ApĂłs 10 anos, o espaço retorna com o projeto Viva o Teatro, que ocorre de 18 a 23 de dezembro, com vĂĄrias atraçÔes musicais como, a dupla ChitĂŁozinho & XororĂł com a Orquestra SinfĂŽnica, o show de Almir Sater entre outras atraçÔes.

 

Por AgĂȘncia BrasĂ­lia, com informaçÔes da Novacap | Edição: Ígor Silveira