Obras

Equipes iniciam concretagem das lajes de travamento do Viaduto do Riacho Fundo

Trabalho antecede a pavimentação das vias; GDF investiu mais de R$ 22 milhões na obra, que consiste na construção de duas pistas subterrâneas para atender aos dois sentidos, em local onde circulam 100 mil motoristas por dia

 

Quem mora e passa pelo Riacho Fundo diariamente vê o bom andamento das obras do viaduto logo na entrada da cidade. Em breve, os 100 mil motoristas que trafegam pela Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) serão beneficiados pelos trabalhos feitos na região. O Governo do Distrito Federal (GDF) investiu mais de R$ 22 milhões na obra, que gerou mais de 300 empregos diretos e indiretos.

As equipes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) deram início à fase de concretagem das lajes de travamento, etapa que antecede o processo de pavimentação asfáltica. “Esse trabalho de concretagem será realizado em etapas. Agora, estamos colocando a ferragem. Na sequência, concretamos e vem a liberação da capa asfáltica. Concluído esse trabalho, haverá a liberação de todo o viaduto para a população”, detalha a engenheira Sandra Martins, do DER-DF.

A obra beneficia não só o Riacho Fundo, mas as comunidades do Riacho Fundo II, de Samambaia, de Taguatinga e do Recanto das Emas | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

O administrador substituto do Riacho Fundo, Néliton Portuguez, ressalta que o viaduto é um marco na mobilidade urbana da região administrativa. “Essa obra beneficia não só o Riacho Fundo, mas a comunidade do Riacho Fundo II, de Samambaia, de Taguatinga e do Recanto das Emas. Isso impacta diretamente na vida das pessoas; vai facilitar a agilidade e a segurança no trânsito”, afirma. “O olhar que o governo Ibaneis Rocha teve reflete no comprometimento da gestão com a população. Agradeço bastante por essa obra que vai impactar diretamente no cotidiano das famílias de toda essa região”.

Fluxo de veículos

Em maio, o último desvio construído para as obras da estrutura viária foi desfeito e o fluxo de veículos, normalizado. Não há previsão de novas alterações no trânsito para execução dos serviços.

Construído em trincheiras, o viaduto terá duas pistas subterrâneas para atender aos dois sentidos da via, contemplando quem se desloca em direção a Samambaia e aqueles que desejam ir ao Plano Piloto.

Construído em trincheiras, o viaduto terá duas pistas subterrâneas para atender aos dois sentidos da via

Com a conclusão da obra, o balão próximo ao 21º Grupamento de Bombeiro Militar será eliminado. A rotatória, atualmente, é usada pelos motoristas para acessar a região administrativa e a Área de Desenvolvimento Econômico (ADE), em Águas Claras, e costuma ficar engarrafada nos horários de pico.

As pistas terão 200 metros de comprimento cada uma e facilitarão o acesso tanto para o Riacho Fundo quanto para a ADE de Águas Claras.

Infraestrutura

Por Mayara da Paz, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader