Evento realizado no PlanetĆ”rio contou com exposiĆ§Ć£o de jogos, bate-papo, palestras e atividades interativas
O potencial de crescimento do setor de jogos eletrĆ“nicos na capital federal foi tema de debate no Exporta Games DF: Rompendo Fronteiras no Universo dos Jogos e Tecnologia. O evento ocorreu nesta segunda-feira (4) no PlanetĆ”rio de BrasĆlia, e reuniu estudantes, empresĆ”rios e jovens empreendedores da Ć”rea, alĆ©m de representantes das embaixadas da Venezuela e de El Salvador. A programaĆ§Ć£o contou com exposiĆ§Ć£o de jogos, rodadas de bate-papo, palestras e atividades interativas.
O Exporta Games DF foi promovido pela Secretaria de CiĆŖncia e Tecnologia do Distrito Federal (Secti-DF) e pela FederaĆ§Ć£o do ComĆ©rcio do DF (FecomĆ©rcio-DF), em parceria com ServiƧo Social do ComĆ©rcioĀ (Sesc-DF), ServiƧo Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-DF), CĆ¢mara de Economia Criativa da FecomĆ©rcio-DF, Secretaria de RelaƧƵes Internacionais (Serinter-DF) e AssociaĆ§Ć£o de Desenvolvedores de Jogos EletrĆ“nicos do Distrito Federal (Abring-DF).
Setor em expansĆ£o
āTemos discutido muito BrasĆlia como capital dos jogos eletrĆ“nicos sob a perspectiva do esporte, mas fundamentalmente sob a perspectiva de desenvolvimentoā, defendeu o secretĆ”rio de Tecnologia e InovaĆ§Ć£o, Leonardo Reisman. āSabemos que essa indĆŗstria Ć© a maior no mundo hoje; ela Ć© maior do que mĆŗsica, maior do que cinema, e pretendemos ter vĆ”rias dessas empresas desenvolvendo, publicando, comercializando esses jogos no Distrito Federal e vendendo tambĆ©m para fora do paĆs.ā
Para o secretĆ”rio de RelaƧƵes Internacionais, Paco Brito, o evento proporcionou conexƵes de trabalho que devem gerar frutos econĆ“micos e mostrou ao pĆŗblico a iconicidade do planetĆ”rio. āO Exporta Games DF Ć© uma oportunidade de conexĆ£o entre o comĆ©rcio, os jovens e os embaixadores, que viram o que o Distrito Federal tem a oferecer para esses paĆses; e como uma uniĆ£o de inteligĆŖnciasā, disse. āTambĆ©m Ć© importante para trazer de volta o nosso planetĆ”rio ao circuito cultural do DF, uma verdadeira obra-prima que merece ser visitada por toda a populaĆ§Ć£o e pelas embaixadasā.
O presidente da Abring-DF, Igor Rashid, lembrou que o ramo de games estĆ” em expansĆ£o: āO setor tem apresentado crescimento notĆ”vel a cada ano. Em 2014, o Brasil contava com 133 apenas com empresas em todo o territĆ³rio nacional. Hoje jĆ” sĆ£o mais de 1.000 empresas brasileiras. De 2021 para 2022, o DF passou de R$ 7,7 milhƵes de faturamento para mais de R$ 8,5 milhƵesā. Rashid Ć© desenvolvedor de jogos hĆ” mais de 10 anos.
O Exporta Games DF faz parte do Inspira BrasĆlia, iniciativa de divulgaĆ§Ć£o e incentivo de produtos, serviƧos, atraƧƵes e eventos que representam a diversidade econĆ“mica e cultural do DF. O projeto segue atĆ© o dia 10. āBrasĆlia Ć© uma cidade que inspira a economia criativaā, ressaltou o vice-presidente da FecomĆ©rcio-DF, LuĆs OtĆ”vio Neves. āTemos grandes talentos na cidade que podem mostrar para o mundo a nossa capacidade de tornar ideias e criaƧƵes em produtos a serem vendidos no mundo todoā.
ImersĆ£o
Desenvolvedores de jogos do DF puderam expor suas ideias e produƧƵes para os visitantes. Um deles foi JoĆ£o Vitor FalcĆ£o, 25, que criou o jogo Cat City. āĆ uma histĆ³ria sobre os sonhos, um jogo feito para o pĆŗblico adolescente, principalmente a galera que estĆ” saindo do ensino mĆ©dio e descobrindo como vai viver da vidaā, conta ele, que acompanha o setor desde 2010.
āPrecisamos movimentar mais a nossa indĆŗstria para que tenhamos mais pessoas desenvolvendo no paĆsā, avaliouĀ o jovem. āTemos tantas pessoas criativas que querem criar algo! Com mais investimento, os sonhos das pessoas finalmente podem vir a acontecer.ā
Para o pĆŗblico, o encontro tambĆ©m foi um sucesso. āSempre estamos de olho em eventos assim para acompanhar o mercado, saber o que estĆ” acontecendo e como podemos nos conectarā, disse o estudante Thiago Oliveira, 23. āĆ um networking muito interessante, em que podemos conhecer os principais desenvolvedores daquiā, complementou JĆŗlia Webster, 25. āE eventos assim mostram que o BrasilĀ estĆ” disposto a inovar mais na Ć”rea de tecnologiaā.
Catarina Loiola, da AgĆŖncia BrasĆlia | EdiĆ§Ć£o: Chico Neto