Ações de fiscalização ocorreram em cinco regiões do Distrito Federal
Â
Entre sexta-feira (6) e domingo (8), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) promoveu ações de fiscalização nas regiões de Brazlândia, Paranoá, Recanto das Emas, Riacho Fundo e Taguatinga.
Durante as operações, 324 condutores foram abordados, tendo sido registradas 154 infrações. Foram 63 motoristas autuados por dirigir sob a influência de álcool e 22 por conduzir veÃculo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As equipes também registraram 15 autuações por escapamento irregular e outras 54 por infrações diversas.
Crimes de trânsito
No sábado (7), durante patrulhamento no Recanto das Emas, agentes do Detran-DF flagraram um veÃculo Fiat Mobi circulando em alta velocidade, fazendo manobras em zigue-zague e ultrapassagens perigosas. Durante a abordagem foi constatado que o condutor não possuÃa habilitação e que a direção do veÃculo havia sido entregue a ele pelo passageiro, proprietário do automóvel.
O motorista foi submetido ao teste do etilômetro, que registrou 0,35 miligrama de álcool por litro de ar alveolar, configurando crime de trânsito, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Os agentes constataram ainda que o último licenciamento do veÃculo é de 2020. Além das autuações administrativas, o condutor e o passageiro foram encaminhados à 27ª Delegacia de PolÃcia.
De acordo com o CTB, dirigir após o consumo de álcool é uma infração gravÃssima, com multa no valor de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por um ano. Quando constatada a concentração igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar, a conduta é considerada crime, com pena prevista de seis meses a três anos de detenção, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veÃculo automotor.
Entregar a direção do veÃculo a pessoa não habilitada também é infração gravÃssima, com penalidade de multa de R$ 880,41 e sete pontos na CNH. Além disso, permitir, confiar ou entregar a direção a pessoa não habilitada ou sem condições de conduzir o veÃculo com segurança — por seu estado de saúde, fÃsica ou mental, ou por embriaguez — configura crime de trânsito, com pena de detenção de seis meses a um ano, ou multa.
Â
Por Agência BrasÃlia, com informações do Detran-DF | Edição: Chico Neto
