Irregularidades foram flagradas por meio do videomonitoramento, implantado em 5 de abril
Desde que foi iniciado o videomonitoramento da circulação de veĆculos nas vias do Aeroporto Internacional de BrasĆlia, em 5 de abril, 1.162 condutores foram flagrados pelas equipes de fiscalização do Departamento de TrĆ¢nsito do Distrito Federal (Detran) cometendo infraƧƵes que comprometem a fluidez e a seguranƧa do trĆ”fego no local.
Entre as irregularidades flagradas, estĆ£o o desrespeito Ć s sinalizaƧƵes de proibido estacionar (1.095) e proibido parar e estacionar (48), estacionar ao lado de outro veĆculo (14), estacionar sobre faixa de pedestres (3), parar sobre faixa de pedestre (1) e estacionar sobre marcas de canalização (1).

Para o diretor de Policiamento e Fiscalização de TrĆ¢nsito do Detran, LĆŗcio Lahm, a grande quantidade de infraƧƵes cometidas Ć© preocupante, pois mostra que os condutores nĆ£o estĆ£o descumprindo regras bĆ”sicas de trĆ¢nsito. āTambĆ©m temos visto que alguns condutores nĆ£o entendem a diferenƧa entre parar e estacionar, permanecendo em seus veĆculos enquanto aguardam o passageiro, mas isso Ć© considerado estacionamento e nĆ£o parada. Ć necessĆ”rio que haja uma mudanƧa de comportamento: os passageiros devem esperar o motorista e nĆ£o o contrĆ”rioā, explica o diretor.
De acordo com a legislação, considera-se parada a imobilização do veĆculo pelo tempo estritamente necessĆ”rio para efetuar embarque ou desembarque de passageiros. O que exceder a isso Ć© estacionamento e configura infração de trĆ¢nsito mesmo em locais onde Ć© permitido parar. TambĆ©m Ć© importante observar que, em alguns locais, Ć© proibido atĆ© mesmo parar, de acordo com a sinalização.
Videomonitoramento
O Detran implantou um centro de controle onde os agentes têm acesso às imagens do trânsito em tempo real para proceder à fiscalização remota, aplicando penalidades pelas irregularidades observadas, de acordo com o previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em relação a estacionamento irregular e parada além do tempo necessÔrio para embarque e desembarque.
O videomonitoramento é resultado de uma parceria com a Inframérica, concessionÔria que administra o aeroporto, e tem como objetivo organizar o trânsito e proporcionar maior fluidez nas vias daquela região.
* Com informaƧƵes do Detran-DF