Ação do Detran-DF, nesta terƧa (24), flagrou motoristas estacionados irregularmente em vagas de PcD e de idosos em Taguatinga; infração Ć© gravĆssima, segundo o Código de TrĆ¢nsito Brasileiro
Na manhã desta terça-feira (24), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou uma operação de fiscalização nas avenidas Comercial Sul e Norte, em Taguatinga, com foco no uso indevido de vagas reservadas para pessoas com deficiência (PcD) e idosos. A iniciativa tem como objetivo garantir o respeito ao direito de mobilidade e assegurar que essas vagas sejam devidamente utilizadas por quem tem esse direito.

Durante a operação, foram identificados 13 veĆculos estacionados de forma irregular em vagas especiais. Adicionalmente, 30 veĆculos foram autuados por diversas infraƧƵes de trĆ¢nsito, e um deles foi removido para o depósito da autarquia.
A operação contou com a participação de seis agentes de trĆ¢nsito, distribuĆdos em trĆŖs viaturas, alĆ©m do suporte de um guincho e uma empilhadeira.
De acordo com o Código de TrĆ¢nsito Brasileiro (CTB), o uso indevido de vagas reservadas para pessoas com deficiĆŖncia ou idosos, sem a devida credencial, configura uma infração gravĆssima. Essa infração acarreta a penalidade de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), uma multa de R$ 293,47 e a remoção do veĆculo.
O coordenador de policiamento da RegiĆ£o Oeste, Wesley Cavalcante, enfatizou que operaƧƵes semelhantes serĆ£o realizadas em outras Ć”reas de Taguatinga e em todo o Distrito Federal: āComo parte das iniciativas de conscientização e para combater infraƧƵes de trĆ¢nsito, o Detran-DF continuarĆ” priorizando aƧƵes que garantam uma melhor fluidez e mobilidade no trĆ¢nsito para todosā.