Trabalho da Novacap inclui supressão e remoção de árvores mortas, previamente identificadas em levantamentos realizados ao longo do ano
Se antecipando à chegada do período chuvoso, caracterizado por ventos fortes e chuvas de grande duração, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) intensifica suas atividades de manutenção arbórea em todo o Distrito Federal. A operação, realizada anualmente, pretende principalmente prevenir quedas de árvores e galhos que possam causar danos materiais e humanos.
A preparação para o período chuvoso inclui supressão e remoção de árvores mortas, previamente identificadas em levantamentos realizados ao longo do ano. Durante a época de seca, equipes da Novacap são relocadas para dar suporte à operação. Essas atividades se concentram de julho a meados de outubro, visando eliminar riscos antes do início das chuvas mais intensas.
A operação preventiva se concentra inicialmente no Plano Piloto, região administrativa com maior cobertura arbórea das cerca de 5,5 milhões de árvores do DF, e onde se registra o maior número de incidentes de quedas de árvores durante o período chuvoso. No entanto, as demais áreas também recebem atendimento normal conforme a identificação de árvores em risco.
Por Agência Brasília, com informações da Novacap | Edição: Ígor Silveira