Mobilidade Obras

Metrô-DF faz balanço das ações de manutenção de domingo (1º)

Além da instalação das alças de mão nos trens, companhia executou serviços nas vias, podas de árvores e manutenção de equipamentos

 

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) executou uma série de manutenções preventivas no último domingo (1º), quando a circulação de trens ficou interrompida. Também foram instaladas alças de mão em todos os trens para proporcionar maior segurança e conforto aos usuários.

Serviços incluíram manutenção e esmerilhamento dos trilhos da via permanente entre as estações Guará e Arniqueiras | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Ao todo, foram adquiridas 8.500 alças de mão, feitas de tira PVC flexível e náilon. O investimento foi de R$ 595 mil, recursos provenientes de emenda parlamentar de autoria do deputado distrital Jorge Vianna.

Entre as ações de manutenção, o principal serviço executado foi o esmerilhamento dos trilhos da via permanente entre as estações Guará e Arniqueiras. A operação se destina a garantir mais segurança no deslocamento dos trens, bem como reduzir os ruídos causados pelo movimento na via.

Além disso, houve ações de manutenção profunda em três aparelhos de mudança de via na mesma região, fundamentais para a correção de defeitos geométricos do terreno, garantindo maior estabilidade e segurança operacional. As máquinas de chave (componentes dos aparelhos de mudança de via) dos pátios de estacionamento e manutenção também foram inspecionadas.

Na região da Estação Shopping, também foi concluída a revisão da máquina de chave, incluindo serviços de socaria – que consiste na compactação mecanizada do lastro (brita), trazendo maior nivelamento ao equipamento.

Já na região de Samambaia, foi feita a limpeza de canaletas de drenagem, que evitará alagamentos no trecho. Por fim, foram roçados 37 hectares e podadas 17 árvores com interferência com as vias.

 

Por Agência Brasília, com informações do Metrô-DF | Edição: Chico Neto