Tecnologia possibilita que pacientes acompanhem o atendimento e o tempo estimado de espera nas 13 unidades do Distrito Federal
Agora, os pacientes do Distrito Federal que precisarem de atendimento mĆ©dico em uma unidade de pronto atendimento (UPA) podem verificar, antes mesmo de sair de casa, o tempo de espera em cada uma delas. O Instituto de GestĆ£o EstratĆ©gica de SaĆŗde do Distrito Federal (IgesDF) implementou um painel que oferece informaƧƵes em tempo real sobre o fluxo de atendimento nas instituiƧƵes. Com isso, os usuĆ”rios podem visualizar o estado das filas e o tempo estimado de espera. A novidade do Painel Fila nas UPAs jĆ” estĆ” disponĆvel e promete facilitar a vida dos cidadĆ£os que buscam atendimento mĆ©dico nessas unidades.
O painel, implantado pela Superintendência de Tecnologia da Informação e Conectividade em Saúde do IgesDF, exibe uma variedade de dados, incluindo a quantidade atual de pacientes na unidade, número de atendimentos realizados nas últimas 24 horas, a distribuição dos pacientes aguardando atendimento médico conforme classificação de risco, além do tempo médio de espera por classificação. São exibidos também os pacientes aguardando abertura de atendimento (GAE) e o tempo médio dessa espera.
Segundo o diretor-presidente do IgesDF, Juracy Cavalcante Lacerda Jr., āesse painel representa um avanƧo na inovação tecnológica e na transparĆŖncia. Ao disponibilizar esses dados em tempo real, os pacientes terĆ£o a opção de escolher uma unidade com menor tempo de espera, alĆ©m de, aguardando pela consulta, saber exatamente quantas pessoas estĆ£o na sua frente.ā
Ainda de acordo com o diretor-presidente do IgesDF, o novo sistema tambĆ©m permitirĆ” a emissĆ£o de relatórios em tempo real sobre o nĆŗmero de atendimentos de cada UPA, tempo de espera e perfil epidemiológico. āDessa forma conseguiremos mapear dados importantes para atuaƧƵes estratĆ©gicas de melhoria do serviƧo. AlĆ©m desses avanƧos, serĆ” possĆvel transmitir ainda mais agilidade e transparĆŖncia aos órgĆ£o de controleā, explica Juracy.
A implementação desses painĆ©is estĆ” alinhada Ć governanƧa clĆnica, modelo pautado no plano de trabalho do IgesDF que visa melhorias de processos e estratĆ©gias na identificação, anĆ”lise e resolução de problemas para aprimorar a qualidade do atendimento ao paciente.
āO sistema de filas nas UPAs opera de forma inteligente e dinĆ¢mica. Os painĆ©is sĆ£o constantemente atualizados, em tempo real, permitindo uma visĆ£o abrangente e precisa do estado das filas em todas as unidades, o que nos possibilita tomar medidas proativas para evitar congestionamentos e garantir um atendimento Ć”gil e de qualidade para todos os pacientesā, explica o superintendente de Tecnologia da Informação e Conectividade em SaĆŗde, Deilton Silva.
Segundo o superintendente, existe uma central de comando onde sĆ£o monitoradas todas as unidades de pronto atendimento, para que se possa verificar possĆveis superlotaƧƵes, podendo atĆ© realocar recursos para mitigar a sobrecarga.
O Painel Fila das UPAs jĆ” estĆ” disponĆvel para toda a população em todas as unidades de pronto atendimento ou peloĀ site do IgesDF. Com essa iniciativa, espera-se nĆ£o apenas uma melhoria na experiĆŖncia dos pacientes, mas tambĆ©m uma otimização dos recursos e uma redução na sobrecarga das UPAs. āEm resumo, essa ferramenta irĆ” garantir um atendimento mais Ć”gil e eficaz, alĆ©m de contribuir para a garantia da saĆŗde e o bem-estar da populaçãoā, explica Deilton Silva.
O painel Ć© apenas um dos vĆ”rios de BI (Business Intelligence) que estĆ£o sendo desenvolvidos pela superintendĆŖncia de tecnologia da informação e conectividade em saĆŗde do Instituto. AlĆ©m desse, foram criados painĆ©is voltados para o monitoramento da dengue e o perfil epidemiológico, com o objetivo de acompanhar e analisar indicadores. Ambos tambĆ©m estĆ£o disponĆveis no site do IgesDF.
Reconhecimento
O Painel Fila nas UPAs do IgesDF estarĆ” concorrendo ao prĆŖmio Case de Sucesso durante o evento CIO Brasil GOV 2024, que acontecerĆ” em Florianópolis (Santa Catarina), entre os dias 22 e 26 de maio. O evento tem como foco o relacionamento entre gestores de tecnologia da informação (TI) de empresas pĆŗblicas, visando impulsionar a atualização profissional e ampliar a rede de contatos dos executivos. Neste ano, a edição reunirĆ” os principais profissionais do setor para debater o tema āAlĆ©m do limite do compreensĆvelā.