Mobilidade Obras

Pavimentação de rodovias vicinais entre Gama e Santo Antônio do Descoberto vai beneficiar mais de 10 mil motoristas

Em sua etapa final, a obra consiste na concretagem de 7,5 km de via, com ampliação para duas faixas e dois acostamentos, além da construção de uma ponte de acesso; o investimento é de R$ 13,5 milhões

 

O trajeto que liga a área rural do Gama ao Jardim Serra Dourada, em Santo Antônio do Descoberto (GO), passa por uma transformação. O trecho de 7,5 km das rodovias vicinais VC-383 e VC-379 está sendo pavimentado e alargado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), para beneficiar mais de 10 mil motoristas que trafegam pela região.

Com investimento de R$ 13,5 milhões e geração de 70 empregos, a obra consiste na extensão e na concretagem da via que terá duas faixas de 11 metros e dois acostamentos de 2,5 metros, sendo um de cada lado. O serviço inclui a construção de uma nova ponte, terraplenagem, drenagem e sinalização horizontal e vertical.

“Já estamos na fase final da obra, com a maior parte do pavimento concluída. Agora estamos finalizando a segunda camada de asfalto”, afirma o engenheiro do DER, Paulo Robert Machado. “Também está sendo feito o acesso à ponte, que precisou ser reconstruída devido ao alargamento da via”, completa.

A chegada do asfalto era esperada há décadas pelos motoristas que precisam transitar na via que faz a divisa entre o Distrito Federal e o Goiás e pela comunidade que vive nas imediações.

Gabriel de Aquino Tavares, 23 anos, é proprietário do Pesqueiro Ipê, na Ponte Alta Sul do Gama, que funciona há 11 anos como um ponto de lazer e convivência. O empresário diz que a falta de pavimentação era um dos grandes obstáculos para os visitantes.

“Tínhamos que percorrer 1 km de terra até o local. Agora, com a pavimentação, restam apenas 200 metros. Isso facilita o acesso para os clientes, que agora chegam com mais tranquilidade e segurança, melhorando a experiência e a movimentação no nosso espaço. A pavimentação dessas vias garante o acesso mais seguro e confortável, principalmente, em tempos de chuvas”, conta.

Além de garantir a segurança na trafegabilidade, a obra permitirá mais eficiência à agricultura local. Segundo a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF), há mais de 2,4 mil produtores rurais na área, que poderão transportar a colheita com mais segurança, reduzindo perdas e aumentando a competitividade dos produtos no mercado.

“Esse asfalto é de grande importância para a região do Gama e o Governo do Distrito Federal vem atendendo os anseios da comunidade, principalmente, fortalecendo a área rural, que é o caso dessa pavimentação. Vamos atender mais de 10 mil moradores que vivem no entorno do Gama, além dos produtores rurais. É mais qualidade de vida para o cidadão”, avalia a administradora do Gama, Joseane Feitosa.

 

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader