Cidadania EducaĆ§Ć£o

Programa Cidadania nas Escolas inicia atividades de 2025 com alunos do ItapoĆ£

Estudantes da Escola Classe 502 foram os primeiros a receber a aĆ§Ć£o neste ano; iniciativa visa a reduzir a violĆŖncia e garantir os direitos nas escolas pĆŗblicas do DF

 

Nesta segunda-feira (10), o Cidadania nas Escolas deu inĆ­cio ao calendĆ”rio de 2025 com um ciclo de atividades para os estudantes da Escola Classe 502, no ItapoĆ£ Parque. O programa da Secretaria de JustiƧa e Cidadania (Sejus-DF) busca promover a conscientizaĆ§Ć£o e o debate junto Ć  comunidade escolar ā€“ composta por professores, alunos, pais e funcionĆ”rios ā€“ da rede pĆŗblica de ensino do Distrito Federal.

Os alunos da Escola Classe 502, do ItapoĆ£ Parque, foram os primeiros a receber o programa Cidadania nas Escolas, em 2025 | Fotos: JosĆ© Martins/Sejus-DF

As atividades abordam temas relacionados Ć  prevenĆ§Ć£o de violĆŖncias e violaƧƵes de direitos, como violĆŖncia contra a mulher, uso de drogas, bullying, racismo e violĆŖncia sexual contra crianƧas e adolescentes. Ao longo do ano, 30 escolas da rede pĆŗblica serĆ£o contempladas com aƧƵes do programa.

Para Anderson dos Reis, pai da aluna Maria HeloĆ­sa, do 2Āŗ ano, a iniciativa traz benefĆ­cios nĆ£o apenas para os estudantes, mas tambĆ©m para as famĆ­lias. ā€œĆ‰ um projeto lindo, porque ensina as crianƧas o que Ć© certo e errado, tanto em casa quanto na rua. AlĆ©m disso, ajuda na educaĆ§Ć£o familiar, pois aborda diferentes tipos de violĆŖncia e como evitĆ”-losā€, afirma.

Durante os encontros do programa, sĆ£o realizadas atividades com metodologias diversificadas, como rodas de bate-papo, palestras, dinĆ¢micas interativas, contaĆ§Ć£o de histĆ³rias e cine-debates, distribuĆ­das ao longo de seis encontros em cada instituiĆ§Ć£o de ensino participante.

De acordo com a secretĆ”ria de JustiƧa e Cidadania, Marcela Passamani, o Cidadania nas Escolas Ć© uma ferramenta essencial de prevenĆ§Ć£o e conscientizaĆ§Ć£o. ā€œEssas aƧƵes podem salvar nossos jovens das drogas e contribuir para a construĆ§Ć£o de uma cultura de paz nas escolas, prevenindo o bullying, por exemplo. Pegamos as crianƧas e adolescentes pela mĆ£o e mostramos Ć s famĆ­lias que a escola e o Estado sĆ£o aliados na proteĆ§Ć£o e no desenvolvimento de cada umā€, aponta.

Em 2024, o programa alcanƧou 30 escolas pĆŗblicas em diferentes regiƵes administrativas do DF, utilizando a metodologia CĆ”psulas do Conhecimento, que permite uma abordagem aprofundada dos temas por atĆ© trĆŖs meses em cada instituiĆ§Ć£o. No total, foram realizadas trĆŖs cĆ”psulas, beneficiando mais de 7,7 mil alunos.

A gestora da Escola Classe 502, Paula Augusto, destaca o impacto positivo da parceria com a Sejus-DF: ā€œEsse projeto acontece aqui hĆ” dois anos, e o retorno das famĆ­lias Ć© sempre muito positivo. A escola se sente privilegiada por essa parceria e temos planos de ampliar ainda mais essas aƧƵesā€.

 

Por AgĆŖncia BrasĆ­lia, com informaƧƵes da Secretaria de JustiƧa e Cidadania | EdiĆ§Ć£o: Carolina Caraballo