Via no coração do Plano Piloto estĆ” fechada para primeira grande intervenção desde a construção de BrasĆlia; DER optou por obra durante fĆ©rias escolares para evitar transtornos aos usuĆ”rios
O Buraco do Tatu, passagem que liga os eixos RodoviÔrio Norte e Sul, no Plano Piloto, estÔ fechado pelas próximas semanas para recuperação da pavimentação de concreto da via. Executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER), a obra vai beneficiar 150 mil motoristas que passam todos os dias pelo local.

De acordo com o superintendente de Obras do DER, Cristiano Cavalcante, serĆ” a primeira reforma da pavimentação desse ponto da via, que Ć© do tempo da construção de BrasĆlia e estĆ” degradada. Antes, apenas manutenƧƵes pontuais vinham sendo feitas. A recuperação tambĆ©m deverĆ” pĆ“r fim Ć s trepidaƧƵes sentidas pelos motoristas quando passam pelo tĆŗnel, jĆ” que haverĆ” o nivelamento da pista.
āAgora, foi necessĆ”ria uma intervenção mais robusta e definitivaā, avalia Cavalcante. āProcuramos fazer no perĆodo de fĆ©rias escolares para causar o mĆnimo de transtorno possĆvel. Vamos trazer de volta a originalidade do concreto, dando conforto e seguranƧa aos usuĆ”rios.ā
Etapas
A recuperação consiste na retirada do material antigo das juntas de dilatação, que une as placas de concreto, e na substituição por um selante com durabilidade prevista de dez anos. As placas que estiverem danificadas serĆ£o substituĆdas por novas. A via tambĆ©m estĆ” passando por um processo de limpeza, que ajuda na retirada do material antigo. TambĆ©m serĆ£o limpas as canaletas de Ć”guas pluviais e os azulejos do Buraco do Tatu.
Cavalcante explica que o trânsito estÔ sendo desviado para os eixinhos Leste e Oeste. Os motoristas têm a opção de dar a volta na plataforma inferior da RodoviÔria. Agentes do DER e do Departamento de Trânsito do DF (Detran) estão monitorando o trÔfego na região, onde não foram registradas intercorrências relacionadas à obra.

Para que a manutenção seja concluĆda dentro do cronograma, cerca de 100 pessoas se revezam na obra 24 horas por dia, todos os dias da semana. Os investimentos sĆ£o de um contrato anual do Governo do Distrito Federal (GDF) destinado a manutenƧƵes em todo o DF com valor anual de R$ 3 milhƵes.