Mobilidade

Viaduto do Riacho Fundo tem pavimentaĆ§Ć£o finalizada e ganha meios-fios

Trabalho antecede serviƧos de sinalizaĆ§Ć£o viĆ”ria e paisagismo da regiĆ£o; GDF investiu mais de R$ 22 milhƵes na obra, que beneficiarĆ” cerca de 100 mil motoristas

 

Quem mora e passa pelo Riacho Fundo diariamente vĆŖ que as obras do viaduto, logo na entrada da cidade, estĆ£o mais prĆ³ximas de serem concluĆ­das. Nesta semana, os serviƧos chegaram Ć  fase final de acabamento, com a conclusĆ£o do asfaltamento dos acessos e o inĆ­cio da instalaĆ§Ć£o de meios-fios.

Segundo Sandra Martins, engenheira do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) responsĆ”vel pela obra, atĆ© o momento, jĆ” foram aplicadas 3 mil toneladas de massa asfĆ”ltica e 600 metros de um total de 1,6 km de meios-fios foram instalados. Nas prĆ³ximas semanas, as equipes devem iniciar a pintura da sinalizaĆ§Ć£o viĆ”ria e o paisagismo da Ć”rea, marcando as etapas finais da obra.

Os prĆ³ximos passos da obra do viaduto do Riacho Fundo serĆ£o o plantio de grama e a recomposiĆ§Ć£o ambiental | Fotos: LĆŗcio Bernardo Jr/ AgĆŖncia BrasĆ­lia

ā€œOs prĆ³ximos passos sĆ£o o plantio de grama em toda a extensĆ£o do viaduto e a recomposiĆ§Ć£o ambiental em Ć”reas que foram escavadas. Finalizadas essas etapas, a obra estarĆ” concluĆ­da e o fluxo de carros serĆ” liberadoā€, explica.

O viaduto vai beneficiar 100 mil motoristas que trafegam pela Estrada Parque NĆŗcleo Bandeirante (EPNB). O Governo do Distrito Federal (GDF) investiu mais de R$ 22 milhƵes na obra, que gerou mais de 300 empregos diretos e indiretos.

O administrador regional do Riacho Fundo, Anderson Junio Siqueira Braga, ressalta que a obra Ć© um marco na mobilidade urbana da regiĆ£o administrativa. ā€œEsse viaduto vai trazer tranquilidade e rapidez para quem quer chegar tanto no Riacho Fundo quanto em Samambaia e no Areal. Hoje um dos principais problemas aqui Ć© o gargalo desse balĆ£o que dĆ” acesso ao Riacho Fundo, que impede um trĆ¢nsito mais fluido. Mais de 100 mil pessoas vĆ£o chegar em casa em menos tempo. Ɖ uma obra que vai trazer mais comodidade para a populaĆ§Ć£oā€, destaca.

Para o gerente Adeilton Nascimento, 49, ver as obras sendo finalizadas Ć© animador. ā€œA expectativa Ć© que a gente consiga ter mais fluidez no trĆ¢nsito. Antes dessa obra, a populaĆ§Ć£o do DF pensava duas vezes antes de vir para o Riacho Fundo por conta dos engarrafamentos. Com a liberaĆ§Ć£o do viaduto, vai ser bem mais prĆ”tico e rĆ”pido. Vai ser Ć³timoā€, diz.

O empresĆ”rio Leonardo Dantas destaca que a obra trarĆ” ā€œmenos trĆ¢nsito e mais qualidade de vidaā€ para a populaĆ§Ć£o

A expectativa positiva tambĆ©m Ć© compartilhada pelo empresĆ”rio Leonardo Dantas, 47. ā€œClaro que qualquer obra traz transtornos, mas esse viaduto trarĆ” muitos benefĆ­cios. Essa Ć© uma regiĆ£o de gargalo e isso vem de muito tempo. Mas isso vai mudar e vai melhorar muito. Menos trĆ¢nsito e mais qualidade de vidaā€, afirma.

Fluxo de veĆ­culos

ConstruĆ­do em trincheiras, o viaduto terĆ” duas pistas subterrĆ¢neas para atender aos dois sentidos da via, contemplando quem se desloca em direĆ§Ć£o a Samambaia e aqueles que desejam ir ao Plano Piloto.

Com a conclusĆ£o da obra, o balĆ£o prĆ³ximo ao 21Āŗ Grupamento de Bombeiro Militar serĆ” eliminado. A rotatĆ³ria, atualmente, Ć© usada pelos motoristas para acessar a regiĆ£o administrativa e a Ɓrea de Desenvolvimento EconĆ“mico (ADE), em Ɓguas Claras, e costuma ficar engarrafada nos horĆ”rios de pico.

As pistas terĆ£o 200 metros de comprimento cada uma e facilitarĆ£o o acesso tanto para o Riacho Fundo quanto para a ADE de Ɓguas Claras.

Mais seguranƧa

O GDF tambƩm instalou gradis de metal na EPNB para impedir a travessia arriscada dos pedestres, especialmente nos locais onde existem passarelas.

As estruturas foram instaladas em trĆŖs locais: na altura de Samambaia, prĆ³ximo ao DER-DF; na altura do Riacho Fundo, prĆ³ximo ao viaduto e apĆ³s o balĆ£o no sentido Samambaia; e na altura do NĆŗcleo Bandeirante, debaixo da passarela.

Outro trecho que ganhou gradis estĆ” abaixo da passarela no trecho apĆ³s a rotatĆ³ria no sentido do Plano Piloto.

 

PorĀ Mayara da Paz, da AgĆŖncia BrasĆ­lia | EdiĆ§Ć£o: Vinicius Nader