Mobilidade Obras

Viaduto do Sudoeste ganhará projeto de paisagismo

Cerca de 7 mil arbustos, árvores e palmeiras vão ser plantados pela Novacap no local, entre a altura do Instituto Médico Legal (IML) e as proximidades da Quadra 104, do Sudoeste

 

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) prepara o paisagismo do Viaduto Engenheiro Luiz Carlos Botelho Ferreira, que liga o Sudoeste ao Parque da Cidade. Cerca de 7 mil arbustos, árvores e palmeiras vão ser plantados no local, entre a altura do Instituto Médico Legal (IML) e as proximidades da Quadra 104, do Sudoeste. Além disso, outras 40 unidades já existentes no perímetro vão ser preservadas.

A expectativa é que a abertura dos berços comece na próxima semana, seguido do plantio assim que a chuva for mais constante no Distrito Federal. O projeto deve seguir até os primeiros meses de 2025. “Vamos trabalhar com 70% de espécies nativas do Cerrado e o restante com indivíduos exóticos, mas bem adaptados ao nosso ambiente e clima”, explica o responsável pelo projeto e arquiteto da Divisão de Projetos Paisagísticos da Novacap, Humberto Vieira.

Entre as espécies que vão colorir o trecho estão arbustos, como jasmim azul e extremosa vermelha; árvores como ipês e jacarandá mimoso; e palmeiras do tipo guariroba e jerivá. Uma das palmeiras que devem chamar bastante a atenção é a azul, devido ao tamanho e à beleza. “Começamos a trabalhar nesse projeto há cerca de dois meses e fizemos várias visitas técnicas ao local, sempre em contato e estudos constantes com nossos viveiros para avaliarmos quais indivíduos se adaptariam e harmonizariam melhor nesse espaço”, destaca o chefe do Departamento de Parques e Jardins da Novacap, Raimundo Silva.

Corredor Eixo Oeste

Uma realização da Secretaria de Obras e Infraestrutura do GDF, o Viaduto Luiz Carlos Botelho Ferreira faz parte do Corredor Eixo Oeste, rota prevista para ser exclusiva de ônibus que se estende do Sol Nascente/Pôr do Sol até o Eixo Monumental, com investimento de R$ 25 milhões.

“Essa estrutura é fundamental para o pleno funcionamento do Corredor Eixo Oeste, garantindo fluidez e segurança para milhares de motoristas e usuários de transporte público diariamente”, enfatiza o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro. “Além disso, o serviço de paisagismo a ser executado pela Novacap traz de volta o verde que foi necessariamente removido durante as obras, com o plantio de diversas espécies de árvores, deixando o espaço mais bonito e integrado ao ambiente urbano”, finalizou o gestor.

 

Por Agência Brasília, com informações da Novacap | Edição: Vinicius Nader