Atualmente, 12 RAs são atendidas por 19 linhas; nesta segunda-feira (10), operação chegarÔ também ao Park Way
No Distrito Federal, as zebras têm listras vermelhas. Mas não os animais e, sim, os Ónibus do Transporte de Vizinhança. Nas ruas desde a década de 1980, os zebrinhas, antes restritos ao Plano Piloto, agora também circulam em outras regiões administrativas.
A extensĆ£o comeƧou em 2024. Hoje, 12 regiƵes sĆ£o atendidas: Ćguas Claras, Arniqueira, CeilĆ¢ndia, Cruzeiro, Lago Sul, ParanoĆ”, Plano Piloto, SĆ£o SebastiĆ£o, Sol Nascente/PĆ“r do Sol, Sudoeste/Octogonal, Taguatinga e Vicente Pires. Nesta segunda-feira (10), o serviƧo chegarĆ” tambĆ©m ao Park Way.

Ao todo, sĆ£o 19 linhas, 51 veĆculos e uma mĆ©dia de 13,5 mil passageiros por dia. āHĆ” pouco mais de um ano, nós decidimos ampliar as linhas do Zebrinha para outras regiƵes administrativas, alĆ©m do Plano Piloto, e hoje jĆ” sĆ£o 12 RAs beneficiadas com o serviƧoā, destaca o secretĆ”rio de Transporte e Mobilidade, Zeno GonƧalves.
āO Zebrinha Ć© um veĆculo que tem maior facilidade de se locomover no trĆ¢nsito pelas vias internas das cidades, facilitando os deslocamentos de passageiros em viagens rĆ”pidas para acessar o comĆ©rcio local, serviƧos de saĆŗde, escolas e tem sido muito bem-aceito pela populaçãoā, acrescenta o titular da pasta.
Essa boa aceitação Ć© facilmente vista nas ruas. Moradora do bairro CrixĆ”, em SĆ£o SebastiĆ£o ā onde o Zebrinha chegou no Ćŗltimo dia 17 ā a massoterapeuta Jerusa Soares avalia que a nova linha ādeu uma melhoradaā em sua vida: āEu desƧo bem pertinho, entĆ£o para mim Ć© uma ajudaā.
JĆ” a dona de casa Elis Regina Vaz, moradora do NĆŗcleo Rural Zumbi dos Palmares, tambĆ©m em SĆ£o SebastiĆ£o, conta que o Zebrinha lhe rende uma economia de R$ 300 por mĆŖs. āTenho uma filha com necessidades especiais, e precisava andar lĆ©guas e lĆ©guas com ela. AĆ, na hora de ir embora, tinha que juntar tudo que era dinheiro para pagar um transporte por aplicativo. EntĆ£o agora estĆ” uma maravilhaā, celebra. āEstĆ” aprovadĆssimo. Que passem outros [Ć“nibus] e que nĆ£o pare mais nĆ£o.ā

Histórico
O Transporte de VizinhanƧa foi criado pela portaria nĀŗ 61, de 10 de julho de 1980. Os Ć“nibus chegaram Ć s ruas em 30 de abril de 1981, com tarifa diferenciada e trajetos que normalmente nĆ£o eram percorridos pelas linhas regulares. Em 2012, a licitação do Sistema de Transporte PĆŗblico Coletivo do DF estabeleceu que as cores dos veĆculos deveriam estar de acordo com cada Ć”rea de operação, dando fim ao tradicional vermelho zebrado que rendeu o apelido aos veĆculos. HĆ” dois anos, este Governo do Distrito Federal (GDF) determinou a volta das cores e padrƵes originais.
Confira abaixo as linhas de Zebrinha em circulação atualmente.
Segunda a sexta-feira
- 0.011 ā Terminal Asa Norte (Entrequadras Norte)/Esplanada (L2 Norte)/Aeroporto (EixĆ£o Sul);
- 0.018 ā ParanoĆ” Parque/W3 Norte (via Ponte JK);
- 0.030 ā Terminal Asa Norte (SQN 212 ā 213)/W3 Norte-Sul/Aeroporto;
- 0.021 ā Terminal de SĆ£o SebastiĆ£o/Morro da Cruz (Zumbi dos Palmares);
- 0.032 ā Circular Terminal Asa Sul/L2 Sul ā Norte (Esplanada)/W3 Norte ā Sul;
- 0.031 ā Circular Terminal Asa Sul/W3 Sul ā Norte/L2 Norte ā Sul (Esplanada);
- 0.024 ā Cruzeiro/Octogonal ā Sudoeste/Esplanada (CNB);
- 0.023 ā Estação Asa Sul/ L2 Sul ā W3 Norte/(Vila TelebrasĆlia ā SQN 212 ā 213)/L2 Norte ā W3 Sul;
- 0.022 ā Estação Asa Sul/W3 Sul-L2 Norte/W3 Norte (SDN)/L2 Sul-Vila TelebrasĆlia;
- 0.016 ā Terminal Asa Sul/EPIG/Setor Noroeste;
- 0.006 ā Cruzeiro/Sudoeste/W3 Sul/Octogonal;
- 959.3 ā Taguatinga Sul (Via MetrĆ“)/Arniqueira (VeredĆ£o) ā Taguatinga Centro.
Segunda-feira a sƔbado
- 0.008 ā Ćguas Claras (Tag. Shopping/Católica);
- 0.019 ā P Sul (P4, P3, P2, Via Guariroba)/MetrĆ“ CeilĆ¢ndia Centro;
- 0.020 ā P Sul (P3, P1)/PĆ“r do Sol/MetrĆ“ CeilĆ¢ndia Centro;
- 959.2 ā Taguatinga Sul/Estação MetrĆ“ Taguatinga Sul/Arniqueira (EPVP)/Tag. Centro;
- 0.355 ā Taguatinga Sul/Samdu/QNG/Comercial;
- 355.1 ā Taguatinga Sul/QNG/QNL(Via LJ2)/Via M3 (HRC).
Segunda-feira a domingo
- 0.005 ā Circular Vicente Pires/Feira do Produtor (ruas 4, 6, 8, 10, SĆ£o JosĆ©).
Por AgĆŖncia BrasĆlia, com informaƧƵes da Secretaria de Transporte e Mobilidade | Edição: Fernando JordĆ£o, da AgĆŖncia BrasĆlia | Edição: Ćgor Silveira